Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "rota". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ? rotação

(ro.ta.ção)

sf.

1. Ato ou efeito de rotar; movimento circular de um corpo que gira sobre si mesmo em volta de um eixo

2. Repetição dos mesmos fatos ou circunstâncias; retornos sucessivos; CICLO

3. Renovação de capital, mão de obra etc.; GIRO (X)

4. Agr. Divisão de um terreno em porções grandes, para submetê-las a um ciclo ou alternação de culturas; AFOLHAMENTO

5. Fís. Revolução de um corpo rígido em volta de um eixo de modo que as trajetórias de todos os seus constituintes sejam circulares, simultâneas e centradas sobre uma mesma reta

6. Hip. Volta que se faz o cavalo dar sobre as patas dianteiras ou traseiras; PIRUETA; PIÃO


[Pl.: -ções]

[F.: Do lat. rotatio/onis. Ideia de ' rotação': gir(o) - (giroscópio)]


Rotação por minuto
1 Fís. Unidade de medida de velocidade angular. [Abrev.: rpm.]
2 Mec. Essa unidade como medida da aceleração de um motor de veículo.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Navegação

Substantivo

náutica,nautografia,arte náutica,arte de navegação,histiodromia;navegabilidade,cabotagem,navio,remo,ginga,hélice,vela,propulsor;navegação aérea,aviação,aeronáutica,aerostação,aerostática,aeronave,aviônica mastro grande,real;mastro da mezena,mastro do traquete,mastro do gurupés,mastro da gata;marinharia,natação,nado,nadadura,remada,remadura;aviação,asa,remígio,evolução,revoada voo,surto,voejo,voadura,adejo,volitação,avoamento,viagem espacial,voo espacial,missão espacial;lançamento,reentrada;viagem marítima,cruzeiro,derrota,travessia,rota,curso,corso,turnê,circunavegação,périplo,marcha,declinação da derrota;marinheiro,marujo,timoneiro.

Adjetivo

navegante,navegador,náutico,marítimo,oceânico,naval,fluvial,fluviátil,aquático,flumíneo,flutuoso,natátil,flutuante,velívago,velívolo,undívago,naviforme,navígero,rêmige,volante,volitante,noctâmbulo,noctívolo;altivolante,aeróbio,altívolo,aerícola,rabavento,nubívago,altívago,alado,alígero,aeronáutico,volatório.

Verbo

navegar;arrotear os mares,arar os mares,correr os mares,sulcar os mares,cruzar os mares,percorrer os mares;fazer-se ao(s) mar(es) (partir),zarpar,aportar,atracar;partir as ondas,sulcar as ondas,fender as ondas,cortar as ondas;singrar o oceano,tomar o alto = fazer-se ao mar,aguçar-se o navio de ló,bordejar,fazer o cruzeiro de,navegar a todo o pano (velocidade),correr com o vento em popa,barquear,barquejar,esteirar,bolinar,ir à bolina,barlaventear,barlaventejar,sotaventear,gingar,marear à bolina,navegar rota abatida,surdir,corsear,vagar à mercê das ondas,navegar terra a terra,fazer-se na volta do mar,distanciar-se da terra,costear,circunavegar,viajar a vapor,cabotar,ir num bote,remar;ir rio acima,rio abaixo;nadar,bracejar,flutuar,lutar contra as ondas,tranar,transnadar,atravessar a nado;roçar,rasar,tangenciar,tocar de leve a água;aflorar,emergir,vadear,passar a vau,esguazar;voar;cortar os ares,cruzar os ares,sulcar os ares,partir os ares,fender os ares,rasgar os ares,rasgar o espaço;ir num balão,revoar;tomar voo,avoejar,voejar,esvoaçar,volitar,girar nos ares,adejar,remar,pairar,librar,aeroplanar;decolar,levantar voo,pousar,aterrissar,amarar,amerissar.

Advérbio

de foz em fora,por mar,de navio,à vela,ao varrer dos remos,barra em fora,mar em fora,velis et remis;por via aérea,de avião.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Direção

Substantivo

banda,sentido,rumo,vetor,marcação,tramontana = guia,rota,roteiro,via,endireito,diretriz,derrota,baliza,orientação,bordada,inoclinação (da agulha),declinação,polaridade,alvo,mira,objetivo,desígnio,finalidade,propósito,fito,intenção,tenção,intuito,colimação,pontaria,governo,governamento,anorteamento,governalho;leme,bússola,agulha de marear,temão,calamita (ant.),retriz,remígio,flecha,estrela do norte,estrela polar = tramontana = cinosura,pontos do horizonte,pontos cardeais,pontos colaterais,pontos subcolaterais,arcturo,setentrião,levante,oriente,nascente,soão (ant.),sul,meio-dia,ábrego (ant.),poente,ocaso,ocidente,vésper,meias partidas,linha de colimação,azímute,és-sueste (E.S.E.),norte (N.),nor-nordeste (N.N.E.),nor-noroeste (N.N.W. ou N.N.O.),noroeste (N.W. ou N.O.),oeste (O.),sul (S.),sueste (S.E.),su-sueste (S.S.E.),su-sudoeste (S.S.W. ou S.S.O.),sota-vento (S.V.),sudoeste (S.W. ou S.O.),oés-noroeste (W.N.W. ou O.N.O.),oeste (W. ou O.),oés-sudoeste (W.S.W. ou O.S.O.),este (E.);rumos da rosa de agulha,rumos da rosa dos ventos;náutica;farol,farolim,fanal,caminho,corrume (pop.),trajetória,órbita,curso,estrada,rota,alinhamento,meridiana,traita,endereço,sobrescrito.

Adjetivo

dirigido (e v.) para;destinado para/a,diretivo;direcional,orientado,vetorial;setentrional,norte,meridional,sul,oriental,evo (poét.),levantino,ocidental,ocíduo,hespérico;Adv,Prep. para,a caminho de,em busca de,em demanda de,para a parte de,a barlavento,através de,com escala por,por meio de,por via de,em todas as direções,em todos os quadrantes,aos quatro ventos do horizonte,do lado do meio dia;do norte e subst.,quaquaversum = de todos os lados,à veia d’água;ao endireito de = na direção de.

Verbo

dirigir-se,direcionar,aproar,ir a caminho de,ir direito a,ir direito como um fuso,ir de ponto em branco para;carregar sobre a direita,carregar sobre a esquerda,guiar-se,demandar,buscar,ir em procura de,tomar rumo para,rumar para,talhar derrota para,proar,proejar,abicar,bordejar,fazer o navio rasto para;encaminhar-se,enveredar-se,seguir o norte,destinar-se;tender para,inoclinar para,pender para,apontar para,assestar para;colimar,visar,bornear = pôr em linha de pontaria,voltar as armas contra,fazer pontaria,alvejar,virar-se,estar voltado para,governar,manobrar,dirigir,rotear,marear,tripular,pilotar,pilotear,guiar,marinhar,sulaventear,barlaventear,sotaventear,nordestear,anordestear,nonoestar,nortear,anortear,suestar,sudoestar,conduzir para,inoclinar a proa para,dirigir os passos para,orientar-se,reaviar-se,determinar o oriente,reconhecer a situação do lugar,fazer o navio cabeça,sobrescritar,endereçar;apontar para,mirar,objetivar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Passadouro

Substantivo

forma,maneira,método,meio,modo,jeito,som,guisa,processo,sistema,norma,rumo,praxe,hábito,modus operandi,linha de conduta;via,viação,guia (ant.),trânsito,caminho,trilho,vereda,passagem,corte,desfiladeiro;servidão,arcobotante,trilha,senda,atalho,carreiro,carreirão,atravessadouro,estrada,autoestrada,rodovia,atalho,rota,trajeto,trajetória,órbita,pista,listão,lista,lustrão,esteira,carril,ândito,avenida,rua,ruela,travessa,beco,viela,dromo (ant.),alameda,aleia,bulevar;degraus,escada,escadaria,escadório;escada rolante,elevador,ascensor;rampa,corredor,galeria,ponte,viaduto,elevado,pontão,ponte levadiça,minhoteira,prancha,coxia,ponte de barcas,ponte pênsil,ponte volante,pinguela,alpondras,pondras,poldras,passadeiras,desfiladeiro,vau,barca,túnel,canudo,ramal;porta,portão,canal,estreito,passadiço,passagem,artéria,caleja,quelha,talinheira,congosta,calhe,azinhaga,rodeiro,carreiro,estrada real,estrada coimbrã,rodovia,autopista,alfazar,estrada de rodagem,estrada de ferro,via férrea,ferrovia,berma,caminho batido,caminho trilhado,travessio,carreiro de formigas,passeio,calçada,trâmite,trottoir,variante,desvio = semideiro,atalho,picada,caminho vicinal;caminho de cabras,de pé posto;carreteira,patinheiro,releixo,canal;rua.

Adjetivo

multívio,vicinal.

Verbo

Advérbio

como? de que maneira? por que modo? quão assim,desta maneira,segundo esta moda,de um ou outro modo;via,in transitu;de passagem,em trânsito,a caminho de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Contenda

Substantivo

lide,contenção,certame,antagonismo,combate,luta,pugna,prélio,campanha,batalha,peleja,arranca-rabo,rota,rivalidade,heteromaquia,competência,beligerância,acrimônia,desavença,oposição,dissensão,divergência,controvérsia,desentendimento,disceptação,desinteligência,discussão acalorada = pega,diatribe,auê,cizânia,pegadilha,desaguisado,polêmica,logomaquia,debate (discussão);inarmonia,rixa,galana,requesta,pendência,renzilha (pop.),pugnacidade,combatividade,litígio,demanda,pendenga,pleito,quizila,porfia,guerra no papel,palavrões,competição,emulação,questão,arrancada,concurso,match,corrida,páreo,steeplechase,handicap,regata,tourada,touromaquia,toureio,tourinha,desporto,pentatlo;confronto,feito d’armas,gentilezas,grandes feitos,pugilato,boxe,pugna,recontro,ação,campeonato,olimpíadas,ginástica,atletismo,esgrima,jogos;justa,torneio,duelo,combate singular = monomaquia,ludo,tiroteio,tenção (ant.),armistrondo,choque (discórdia);choque das armas,rusga,rezinga,retesia,desordem,façanha,arruaça,choldaboldra,tumulto,rolo,turra,efervescência,algazarra,arruído,barulho,bulha,destampatório,combate corpo a corpo,embate,guerra,escarapela,conflito,correria = azaria,estrupada,escaramuça,tropelia,luta intestina,guerrilha,recontro,encontro,reencontro,colisão,encamisada,batalha,refega,refrega,liça,combate naval = naumaquia,satisfação,reparação,passage d’armes,caso de honra,digladiação,gladiatura,apelo às armas (guerra);altercação;agonística;luta encarniçada,luta de vida e de morte;pomo de discórdia;bota-fogo,raia;contendor,atiçador,barulheiro,desordeiro,arreliento,arruaceiro,brigão,colhudo,bulhão,raio,pendenciador,dandão,caceteiro,navalhista,malhador,estoura-vergas,demo,púgil,pugilista,rufião,turuna,valentão,valentaço.

Adjetivo

dado a brigas,púgil,brigador,brigoso,brigante,briguento,esquentado,encrenqueiro,rixoso,de sangue na guelra,insofrido,colérico;turbulento,tavanês,trêfego,desordeiro,perigoso,barulhento,barulheiro,porfioso;competidor,rival,adverso,inarmônico,antagonista,beligerante,combativo,combatente,belicoso,naumáquico,guerreiro,pugnaz,pugnace,mavórtico,dado a pugnas,guerreador,pelejador,batalhador,gladiatório,paléstrico,façanhudo,incorrigível,indisciplinado,insubordinado,inimigo,agonístico.

Verbo

contender,refertar,militar,lidar,contestar,disputar,lutar,guerrear,debater,certar,combater,entrebater-se,esbracejar,pelejar (guerra);ir às lãs com o inimigo,pugnar,gladiar,digladiar,refregar,adversariar,arrostar,enfrentar,terçar armas com,decertar,batalhar,encarniçar-se no combate;lutar arco por arco,lutar peito a peito,escaramuçar,esgrimir,floretear,estar sempre na brecha,bater-se por,dar combate a,punir por,medir armas com,sair a campo,sustentar luta,experimentar as suas forças,dar bateria a,contrabater,provar forças com,medir-se com,preparar-se para a luta;jogar na arena a sorte de;travar-se braço a braço com alguém,travar-se corpo a corpo com alguém;ter-se com,haver-se com,jogar as cristas com,rixar,escarapelar,competir,esmurrar,esmurraçar,socar,dar socos,sovar,esbofetear,entrechocarem-se,escaramuçar,fazer escaramuça,promover desordem = retesiar,andar às guerrilhas,brigar de mãos,agatanhar-se,arrepelar-se,disputar;travar luta corporal,engalispar-se,porfiar,engalfinhar-se,ir às vias de fato,andar às chaças com,atracar-se com,agarrar-se,encontrar-se com,comensurar-se com,provar forças com,cerrar com o inimigo,agarrar,insultar,opor-se;relutar,moer com pancadas;arranhar,unhar,agatanhar,dentar,morder;bater-se em duelo com,quebrar uma lança com,bater-se com,provar lanças,entrar em peleja,fazer armas,justar,tornear,jogar a pancada,esgrimir,correr um par de lanças com,dar satisfação,ter a lança em riste,entrar em pelejas,recorrer às armas;sacar da espada;competir,emular,rivalizar,arruaçar;armar,provocar desordens;implicar-se,tourear ou tourejar.

Advérbio

à porfia,às rebatinhas;à ou de aposta;à competência,de envite,à compita.

Provérbio

Interjeição

Frase

A verbis ad verbera;da palavra para a luta;Uma palavra e um golpe.

Conjunção

Tribunal

Substantivo

tribuneca (depr.),judicatura,juízo,pretório;santuário das leis,santuário da justiça;tribunal de justiça,tribunal da relação,tribunal do júri = plenário;casa da suplicação,corte de apelação,Suprema Corte,tribunal de contas,almotaçaria (ant.),barra do tribunal,foro ou forum,auditoria,dicastéria,divã,aerópago,sinedrim,ou sinédrio,municipalidade,edilidade,chancelaria,vereação,tribunal marcial,conselho de guerra,santo ofício,inquisição = queima (pop.),penitenciária,cúria,rota,dataria,názer (Pérsia),tribunocracia,calcídica,tribunato.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cargos da Igreja

Substantivo

ministério,ofício,dignidade,função,cargo apostolado,sacerdócio,clericato,hierarquia eclesiástica,carreira sacerdotal,clericalismo,sacerdotalismo,episcopalismo,ultramontanismo,teocracia,eclesiologia,governo espiritual;Roma,Vaticano,monaquismo,monacato,conventualidade,padroado;(cargos, dignidades e divisões eclesiásticas): pontificado,papado,tiara,arcebispado,primado,primazia,cardinalato ou cardinalado,púrpura,arciprestado,monsenhorado,bispado,diocese,arquiepiscopado,patriarcado,arcediagado,generalato,superiorato,canonicato,conezia,deado,reitorado,priorado,reitoria,vigararia,vicariato,provisorado,diaconato,abadessado,provincialado ou provincialato,presbiterado,prelacia,preladia,prelazia,prelatura,capelania,arquidiocese,curato,freguesia,paróquia,abadia,abadiado;rabinado,rabinato,rabino,cohen,aiatolá,ulemá,imã,sacerdote,padre,arcebispo,bispo,cardeal,pastor;ordenação;ordens sacras,ordens menores,ordens maiores,ordens de presbítero,ordens de diácono,ordens de subdiácono,ordens de porteiro,ordens de ostiário,ordens de exorcista,ordens de acólito;ostiarato,exorcistado,prima tonsura,acolitado,subdiaconato,cercilho,lectorato ou leitorado,leitor,chantrado,chantria,sacristania;papado,dignidade pontifícia,tiara,trirregno,a cadeira de São Pedro,o Vaticano,a Santa Sé;a Sé,a Sede Apostólica;governo pontifício,sólio pontifício;sobregoverno eclesiástico,o poder das chaves,a corte papal,a cúria romana;a aristocracia negra,bulário,bulista,concílio,conclave,sínodo,consistório,cabido,capítulo,definitório,tribunal eclesiástico,tribunal pontifício,penitenciária,sinedrim ou sinédrio (entre os hebreus),rota,indicção,prebenda. V. ordenar,conferir ordens,tonsurar,cercilhar,purpurar (fig.),sagrar,consagrar,paroquiar,bispar,prelaciar,tomar ordens,tomar véu,fazer-se padre,ordenar-se,abatinar-se,padrar-se,fradar-se,aclerizar-se,teocratizar,formar-se rabino.

Adjetivo

eclesiástico,eclesiológico,papal,papalino,apostólico,apostolical,sacerdotal,prelacial,prelatício,arquidiocesano,pastoral,ministerial,capitular,teocrático,hierárquico,cardinalício,arquiepiscopal,episcopal,bispal,arcebispal,canônico,monacal,monastical,monástico,conventual,abacial,diocesano,paroquial,paroquiano,pontifical,pontificial,vicarial,diaconal,monjal,ultramontano,abadado,abadengo,fradeiro,fradesco,freirático,freiral,sinodal,sinodático,consistorial,cabidual,rabínico.

Verbo

Advérbio

clericalmente e adj.;à face de Deus,à face da Igreja,à face do altar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção