Sua língua na Internet

 

(pon.te)

sf.

1. Construção que liga dois lugares separados por curso de água ou depressão de terreno. [Dim. irreg.: pontícula e pontilhão. Cf. viaduto.]

2. Od. Prótese dentária com dentes postiços que se prende a dentes naturais, podendo ser fixa ou móvel.

3. Fut. Defesa em que o goleiro, para tocar na bola, projeta-se para o alto, ficando todo seu corpo quase na posição horizontal.

4. Anat. Porção do cérebro que liga o hemisfério direito ao esquerdo.

5. Esp. Posição em que o ginasta projeta seu corpo para trás, formando um arco com as costas e apoiando-se nas plantas dos pés e palmas das mãos.

6. Fig. Tudo que serve de ligação entre pessoas ou coisas: Seus interesses comuns foram uma ponte entre os dois.

7. Quím. Átomo, ou grupo de átomos unidos, responsável por ligar dois outros membros de um ciclo, que não se encontram adjacentes, dando lugar a uma estrutura bicíclica em que dois anéis compartilham mais de dois átomos.

8. Eel. Circuito elétrico de medida em que um componente liga dois pontos cujos potenciais são iguais, quando em outros componentes circulam correntes com relações bem determinadas entre si.

9. Ant. Cnav. Cada coberta de um navio.

10. Mar. Construção que cobre o convés principal e serve de passagem para uma superestrutura.

[F.: Do lat. pons, pontis. Hom./Par.: ponte (sf.), ponte (fl. de pontar).]


Fazer ponte
1 Não trabalhar ou estudar em dia útil que cai entre um fim se semana e um feriado


Ponte aérea
1 Bras. Serviço de transporte aéreo contínuo e regular entre duas cidades.


Ponte afogada
1 Ponte (1) que pode ficar com o tabuleiro submerso devido a maré, enchente etc.


Ponte branca
1 Cons. Estrutura (ger. de madeira) que serve de ponte provisória até a construção da definitiva.


Ponte de báscula
1 Cons. Ponte (1) na qual parte do tabuleiro pode girar (levantando ou abaixando) em torno de um eixo horizontal.


Ponte de comando
1 Mar. Lus. Passadiço, cabine acima do convés principal de um navio, onde fica o leme, instrumentos de navegação etc., e de onde o capitão ou seus imediatos comandam o navio.


Ponte de Einstein-Rosen
1 Astron. No âmbito do espaço-tempo, conexão entre dois pontos do mesmo universo ou de universos distintos.


Ponte de hidrogênio
1 Quím. Ligação estabelecida entre duas moléculas de uma substância, ou entre átomos de uma mesma molécula, através de um átomo de hidrogênio que é compartilhado por ambas (como acontece com a água, H2 O, no primeiro caso, e com proteínas, no segundo).


Ponte de safena
1 Cir. Operação cirúrgica que consiste em implantar em artéria coronária, dentro do coração, uma seção de veia safena extraída do próprio paciente, como uma ' ponte' para contornar bloqueio ou estreitamento da coronária; a ponte assim implantada.


Ponte de viés
1 Cons. Lus. Ver Ponte esconsa.


Ponte do nariz
1 Anat. Formação óssea ligeiramente saliente, acima da cavidade nasal, formada pela junção de dois pequenos ossos laterais do nariz.


Ponte esconsa
1 Ponte (1) cuja direção é oblíqua à do curso de água que transpõe.


Ponte flutuante
1 Tabuleiro de ponte (1) suportado por embarcações, para transpor curso de água, estreito etc., ger. com objetivos militares.


Ponte giratória
1 Cons. Ponte (1) na qual parte do tabuleiro pode girar horizontalmente sobre um eixo vertical.


Ponte levadiça
1 Ponte (1) (ger. em castelos ou fortalezas antigos) cujo tabuleiro pode, mediante mecanismos e correntes, ser levantado ou abaixado sobre um fosso, com isso permitindo ou interrompendo acesso.


Ponte levante
1 Ponte (1) móvel, cujo tabuleiro se pode elevar por igual, paralelamente a sua posição original.


Ponte móvel
1 Ponte (1) cujo tabuleiro pode ser movido (vertical ou horizontalmente) para permitir a passagem de embarcações mais altas que a altura do tabuleiro.


Ponte pênsil
1 Ponte (1) cujo tabuleiro é sustentado por cabos ancorados em pilares ou em grossos cabos pendentes entre pilares; ponte suspensa.


Ponte suspensa
1 Ver Ponte pênsil.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Vínculo

Substantivo

laço,laçada,arca da aliança,monho,trena,nó,nódulo,nó cego,nó cassiótico;atadura,amarilho,atadouro,liga,ligamento,ligadura,ligame,liamento;conectivo,conjunção,jugo,canga,ajoujo,engaço,conexão,elo,nexo,fuzil,junção;risca,traço de união;hífen,tirete,travessão,cópula,intermédio,parêntese,istmo;dobradiça,quício,bisagra,engonço,gonzo,macha-fêmea,cixo,raiz,encarna,engaste,tendão,cordão umbilical,vidma,úraco,funículo;junta;articulação;corrente,cadeia,cadeia ênea,catênula,corda,cordel,megalho,cordão,barbante,fita,alamar,cabo,gúmena,camelo,amante,calabre,maroma,corda,correia,embira,calabrote,amarra,amarreta,baraço,soga,guita,correão,grilheta,colhera,atilho,lio,precinta,cabeçada,arreata,cabresto,torçal,maneia,maniota,solta,peia,manica,manicla,prema,acabramo ou cabramo,trambolho,rabicho,retranca,cambão;atadura,atadouro,cinto,petrina,faixa,banda,cintilho,cilha,abrochador,alça,fecho,alfinete,acícula,grampo,grampa,balmaz,balmázio,pino,prego,tacha,clavija,cravija,cravo,cavilha,chaveta,tarraxa,parafuso,parafuso de Arquimedes,cóclea;tira-fundo,taramela,fechadura,botão,percevejo,colchete,firmal,broche,liga,presilha,engate,ferrolho,carmona,bedelho,trinco,castanho,talambor,cadeado,loquete (pop.),embude,abraçadeira,anzol,ataca,atacador,fiveleta,fivela,fíbula (ant.);gato,garavato,arpéu,arpão,fateixa,gancho,ganchorra,gastalho,croque,barrilete,linhote,trave,sobrecinga;cimento,terra,inglesa,beton,betão,betonilha;argamassa gorda,argamassa magra;aglomerado,betume,areísca,tetim,grude,cola,marufle,titocola,malta,solda,tincal,tincar,visgo,barro,obreia,lacre,pegamaço;ponte,pinguela,viaduto.

Adjetivo

vincular,grudadeiro,pegadiço,peganhento,viscoso,grudento,glutinoso,conglutinante,conglutinativo;visguento.

Verbo

lançar uma ponte entre,ligar;pendurar;conglutinar,argamassar,grudar,colar,soldar,betumar,vincular,lacrar,acabramar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Passadouro

Substantivo

forma,maneira,método,meio,modo,jeito,som,guisa,processo,sistema,norma,rumo,praxe,hábito,modus operandi,linha de conduta;via,viação,guia (ant.),trânsito,caminho,trilho,vereda,passagem,corte,desfiladeiro;servidão,arcobotante,trilha,senda,atalho,carreiro,carreirão,atravessadouro,estrada,autoestrada,rodovia,atalho,rota,trajeto,trajetória,órbita,pista,listão,lista,lustrão,esteira,carril,ândito,avenida,rua,ruela,travessa,beco,viela,dromo (ant.),alameda,aleia,bulevar;degraus,escada,escadaria,escadório;escada rolante,elevador,ascensor;rampa,corredor,galeria,ponte,viaduto,elevado,pontão,ponte levadiça,minhoteira,prancha,coxia,ponte de barcas,ponte pênsil,ponte volante,pinguela,alpondras,pondras,poldras,passadeiras,desfiladeiro,vau,barca,túnel,canudo,ramal;porta,portão,canal,estreito,passadiço,passagem,artéria,caleja,quelha,talinheira,congosta,calhe,azinhaga,rodeiro,carreiro,estrada real,estrada coimbrã,rodovia,autopista,alfazar,estrada de rodagem,estrada de ferro,via férrea,ferrovia,berma,caminho batido,caminho trilhado,travessio,carreiro de formigas,passeio,calçada,trâmite,trottoir,variante,desvio = semideiro,atalho,picada,caminho vicinal;caminho de cabras,de pé posto;carreteira,patinheiro,releixo,canal;rua.

Adjetivo

multívio,vicinal.

Verbo

Advérbio

como? de que maneira? por que modo? quão assim,desta maneira,segundo esta moda,de um ou outro modo;via,in transitu;de passagem,em trânsito,a caminho de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção