Sua língua na Internet

 
adj. || (anat.) relativo ou pertencente à boca: Região oral. ( V. região. ) || Que é articulado (falando de letras ou sílabas). || Que é feito ou dito de viva voz; verbal: Fez exame oral. [Opõe-se a escrito.] || Tradução oral 1. a notícia de qualquer fato transmitida verbalmente. F. lat. Oralis.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Nomenclatura

Substantivo

nomenclação,cognominação,nomeação,nominata,nomeadura;nuncupação,batismo,crisma,imposição de nome,onomatopeia,antonomásia,perífrase,nominação,aposto,continuado gramatical,nome,substantivo,designação,indicação,título,apelativo,intitulação,intitulamento,denominação,cabecel = cabeçalho,epígrafe,alcunha;epíteto,ferrete,rubrica;nome,graça,nome próprio,antropônimo,epônimo,nome da pia,substantivo próprio,agnome,cognome,sobrenome,prenome,antenome,patronímico,apelido,sobreapelido,antônimo,antonímia,homônimo,homonímia,parônimo,paronímia,heterônimo,heteronímia,xará,tocaio,parceiro de nome;xarapim;nome da pia,nome de batismo;topônimo,toponímia,geonímia;gentílico,patronímico;termo,expressão,termo técnico,calão,onomástico,onomasta,onomatologia.

Adjetivo

nomeado e v.;nuncupato (des.),binômino,trinômine (poét.),poliônimo;que se pode bem chamar,que se pode propriamente chamar,que se pode merecidamente chamar,que se pode acertadamente chamar;compelativo,nomenclador,nominativo,apelativo,muncupatório,muncupativo,oral,verbal,nominal,uninominal,cognominal,prenominal,homônimo,homofônico,homofonógrafo,homófono,homógrafo,titular,onomatópico,onomatopaico,onomatológico,perifrásico,onomástico,antonomástico,denominador,denominativo.

Verbo

nomear,chamar;dar o nome de,impor o nome de;denominar,nomenclaturar,sobrenomear,prenominar,designar,apelidar,batismar,batizar,crismar,intitular,personalizar,particularizar,individualizar,personificar,cognominar,distinguir pelo nome de,especializar,especificar,titular,caracterizar,chamar,definir,qualificar,rotular;rotular com o nome de,alcunhar;ser chamado e adj.;ter o nome de,trazer o nome de,usar o nome de;acudir pelo nome de,ter nome,ter por nome,ser conhecido por,dar-se pelo nome de.

Advérbio

nomeadamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Voz

Substantivo

órgão,pulmões,foles,garganta,vocalidade;voz boa,voz delicada,voz forte;voz musical;entoação,entonação,inflexão,tom,timbre,som;fonação,vocalização,grito;prolação = pronunciação,loquela,fala,galra (pop.),exclamação,ejaculação,vociferação,enunciação,gesticulação,dearticulação,clareza,nitidez,pureza,dicção,empostação,metal de voz,eustomia,ortolexia = boa dição = ortofonia,elocução,murmúrio,sussurro,cochicho;acento,acentuação,icto = acento tônico,acento predominante,sublinhamento,Fraseado,ênfase;acento demorado,acento carregado,acento nativo,acento estrangeiro;homonímia,homofonia,paronímia,gastriloquia,ventriloquia,loquismo,polifonia,polifonismo;ortoépia prosódia,ortologia,eufonia;fonética,fonologia;vozerio,vozeria,alarido,burburinho,gritaria,algazarra,babel,falatório;baixo,barítono,tenor,alto,contralto,soprano;ária,dueto,coro,coral;camerata,cantata,oratório,ópera;megafone,microfone,alto-falante,amplificador,gravador,rádio.

Adjetivo

vocal,fônico,orfeônico,coral;fonético,oral,ejaculado,ejaculatório,expresso de viva voz,verbal,articulado,distinto,estentóreo,estentórico,estentoroso,tonitroante,retumbante,longo,tônico,predominante,ortoépico,prosódico,ortológico,homófono,homógrafo,oxítono,paroxítono,proparoxítono,esdrúxulo;.

Verbo

vozear,proferir,largar,pronunciar,recitar,dizer,falar,enunciar,articular,emitir sons,dar à língua,gritar;soltar a voz,solfejar,cantarolar,cantar;gemer,regougar,resmungar,balbuciar,praticar,soluçar,murmurar,sussurrar,dearticular = pronunciar com clareza,ter boa dição,falar com boa prosódia,empostar,zurrar,berrar,sublinhar,aspirar,nasalizar,soprar aos ouvidos,esgoelar (depr.),expectorar,desembuchar,expor,discorrer,explanar,vocalizar,despregar a voz = sair do silêncio.

Advérbio

oralmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Discurso

Substantivo

faculdade de falar,locução,peroração,palestra,aula,fala,falamento,comunicação verbal,articulação,prática,elóquio (p. us.),prolação,conversação,parola,tagarelice,efusão;quironomia (arte de acomodar os gestos ao discurso);oração,discurso,alocução;palestra;conferência,monólogo,solilóquio;oratória = facultas dicendi = eloquência,parenética = eloquência sagrada;eloquência concional,enargia,retórica,declamação,tribuna,púlpito,grandiloquência,multiloquência;rasgo,rapto,rajada de eloquência;as cores da eloquência,facúndia,facundidade,torrente de palavras,copia verborum,verborreia,verborragia,logorre ia = grande verbosidade,dom da palavra,dom de falar bem,dotes oratórios,faculdade de dominar,usus loquendi;eloquência comunicativa,eloquência cachoeiral,eloquência fulgurante;lance oratório,retoricismo;exórdio,comoração;orador,tribuno,quirônomo,língua de prata,cisne,raio de eloquência,Cícero,Demóstenes,águia do púlpito,águia da tribuna,arengador,arengueiro,intérprete,improvisador,crisóstomo,interlocutor,conferente,conferencista,palestrante,discursador = seminivérbio,discursista,retórico,retorição,órgão,pregador,predicante,mitingueiro (depr.).

Adjetivo

discursivo,falante e v.;falado,oral,verbal,lingual,fonético,não escrito,não confiado ao papel,eloquente,altiloquente,crisólogo,crisóstomo,verboso,loquaz,fluente,facundo,bem falante,grandíloquo,magníloquo,diserto,oratório,retórico,declamatório,parlador;de inigualável eloquência,consagrado,de nome feito;tribunício,concional,concionatório,quironômico.

Verbo

discursar,falar,desfechar,pronunciar,soltar,emitir,enunciar,proferir,deixar escapar,gosmar,largar,dizer,pespegar,chimpar,articular,exprimir,soprar,ter nos lábios,ter na ponta da língua,berrar;quebrar,romper o silêncio;sair do silêncio;erguer,despregar a voz;agitar os lábios,abrir a boca,orar,desemudecer,desembuchar-se,dizer duas palavras,recitar,marmotear,botar discurso,discursar,improvisar,discorrer,declamar,arengar,perorar,falar com ênfase,exortar,prelecionar,retoricar,concionar (desus.),desenrolar o pendão da eloquência;arrebatar,empolgar o auditório,sermonizar,predicar,discorrer;fazer o panegírico de;monologar;falar;ser (eloquente e adj.);ser orador completo,ter o dom da palavra,ter boca de prata,ser (fluente e adj.);ter bom palavreado,exprimir-se com facilidade e clareza,ornar o discurso com retórica,fazer estendal de palavras retumbantes mas que nada significam;florear o discurso,ornar o discurso;afiar a língua,ocupar a tribuna,subir à tribuna,falar primorosamente,traçar em memorável oração.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção