Sua língua na Internet

 
destino 1 s. m. || personificação da fatalidade a que alguns supõem sujeitas todas as pessoas e todas as coisas do mundo; o fado, a sorte: Tudo dor lhe era e causa que padeça, mas que pereça não, por que passasse o que quis o destino nunca manso. ( Camões. ) || Acontecimento fatal ou necessário, determinado pela providência ou pelas leis naturais; fatalidade: Homem, quem pode compreender teu fado misterioso nos destinos do mundo? ( Garrett. ) || Sorte, fortuna: Destino próspero, destino adverso. Cada um de nós siga o seu destino; o meu é casar. ( Castilho. ) || Emprego, aplicação: Ao imposto escrupulosamente arrecadado deu muitas vezes destino diverso da sua apropriação. ( R. da Silva. ) || Direção: Partiu com destino ao Brasil. || Fim, termo; sumiço: Ignoro o destino do filho de Cipião. ( Camilo. ) || Lugar para onde se dirige alguém ou alguma coisa: Ambos chegaram sem nenhum acidente ao seu destino. ( Garrett. ) || Sem destino 1. (loc. adv.), ao acaso. F. Destinar.

destino 2 s. m. || (Bras.) (pop.) o mesmo que desatino. F. contr. de Desatino.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Futuro

Substantivo

futuridade,futurição,tempo vindouro;chegada,vinda,advento do tempo;porvir,devir,devenir,augúrio,vaticínio,horizonte,destino;eventualidade,propinquidade,proximidade,milênio,dia do juízo,dia do juízo final,dia do juízo universal,amanhã;as brumas,os longes luminosos do futuro;séculos por vir,herança,herdeiros,pósteros,posteridade,porvindouros,sucessores,perspectiva do futuro,prenúncio,profecia,previsão,presságio,pressentimento,expectação;horóscopo.

Adjetivo

futuro,que há de vir,que está por vir,que está por suceder,que Deus nos há de conceder,póstero,vindouro,porvindouro,venturo,próximo,iminente,impendente,propínquo,pervinco,crástino,eventual,ulterior,em perspectiva,em gestação,em embrião,aleatório;incerto,misterioso,prenhe de surpresas,brumoso,nevoento,desconhecido,cheio de pontos de interrogação.

Verbo

olhar para o futuro,antecipar;prever;pressagiar,profetizar,augurar,vaticinar,prenunciar,mergulhar o olhar no futuro,madrugar;estar iminente,bater à porta,sobrestar,chegar,descortinar-se,aproximar-se,beirar,avizinhar-se,tocar,caminhar para,rasgar-se,apresentar-se,impender,pender,estar em vésperas,estar na bica,estar no gume de,estar em risco de,estar à ponta de,estar para dar a hora,estar à bica,estarpara cada hora,estarpara toda a hora,estar por horas,estar em oratório.

Advérbio

futuramente,depois,para o futuro,em futuro,doravante,daqui por diante,daqui em diante,daqui avante,de hoje em diante,a partir de,a contar de,a datar de,desde já,em breve;mais hoje ou mais amanhã;o mais tardar até,daqui a pouco,logo,dentro em pouco,um dia destes,paulo post futurum,adiante.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Acaso

Substantivo

obra do acaso,fortuitidade;sorte,destino;felicidade,ventura;impremeditação;atecnia;casualidade,fatalidade,aleatoriedade,inopino,serendipidade;especulação,aventura,sucesso,imprevisto,jogo de azar,tiro cego,salto nas trevas,nabos em saco (incerteza);surpresa,susto,coisa imprevista,lance de dados,jogo = batota,patota,trapaça,tribofe,maço,sorteio,sortilégio,sorte,sorte grande,carambolim,azar,sortes Virgilianae,branco ou preto,armadilhas,coroa ou cabeça,trinta e um,aposta,roleta,dados,rifa,loteria,sorteio,tômbola,batoteiro,patinho,pato,patoteiro,peru,sapo,pexote,jogador,aventureiro.

Adjetivo

fortuito e;casual,eventual,aleatório,randômico,ocasional,adventício,ventureiro,inopinado,sorteado e v.;acidental,impremeditado;imprevisto,imprevisível,aventureiro,entrelopo;indiscriminado,promíscuo,sem desígnio,vagabundo,possível.

Verbo

acontecer;correr o risco (possibilidade);lançar para cima;deitar sortes,apostar,tirar sortes,sortear,rifar,lotar,lançar sortes,tirar à sorte,deixar ao acaso,confiar no acaso,tentar fortuna,tentar a sorte,fiar-se,aventurar-se,malparar,arriscar-se;expor-se à sorte,à boa ou má fortuna;jogar,pescar,arriscar,arriscar-se,especular,experimentar a fortuna,jogar na loteria;andar às tontas,andar ao acaso;vagar,vaguear,vaguejar,proceder sobre bases incertas,comprar nabos em saco,expor à sorte,tombolar;caber,tocar.

Advérbio

casualmente e adj. por engano;por acaso,por sorte,de surpresa;de inopino;en passant,a propósito,incidentemente,por erro,a esmo,a granel,a monte,a montão,ao acaso,à toa,à ventura,a Deus e à ventura,à sorte,sem escolha,sem destino,sem premeditação,sem preferência,ao Deus dará,à faca,às tontas,à procura de sensações.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Chegada

Substantivo

chegamento,advento,vinda,regresso,volta,recepção,boas vindas,vin d’honneur,entrevinda;desembarque,saída em terra,descida,aportada,aportamento,arribada,arribação,atracação,casa,lar,destino,termo,meta,alvo,término,parada,paradeiro,paradouro,ponto final,aeroporto,terminal,pojo,posto,doca,cais,ancoradouro,pier;surgidouro,prancha,cuquiada.

Adjetivo

chegado e v.;recém-vindo,recém-chegado,adventício,chegadiço,vindiço,terminal.

Verbo

chegar,vir,adergar (pop.),alcançar,haver à mão,atingir,parar,tocar,ganhar,desembarcar,pojar,arribar,aportar,fundear,poutar,aboiar o paquete;lançar âncora,lançar ferro;surgir,abordar,ancorar,pôr pé em terra,deitar âncora,aproar à barra,abicar à praia,pisar em terra,chegar ao quadro;aferrar o navio,atracar,ir de arribada;ganhar,picar terra;arrimar-se à terra;tomar o porto,ferrar o porto;sair em terra,surgir no porto,ir ter a,ir malhar com os ossos em,ir amanhecer em,apear-se,descer,desmontar,desapear-se,descavalgar-se;aterrar,aterrissar,amerissar,pousar,descer,chegar ao fim da viagem,achar-se entre nós,pernoitar,acampar,bivacar,demorar-se em,não prosseguir,sobrestar,parar,estacionar;cair no alvo,morrer no alvo,estourar no alvo,rebentar no alvo,estalar no alvo,dar no alvo,topar com,encontrar-se com alguém,dar de cara com.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Expectativa

Substantivo

expectação,antecipação,conta,cálculo,antevisão,antevidência,previsão;expectantismo;contemplação,prelibação,previdência,vigília,prospecto,perspectiva,horizonte,vista,destino;suspensão,suspense,espera,aguardo,curiosidade;expectativa ansiosa,expectativa ardente,expectativa premente,expectativa confiante;tormento de Tântalo,atença;ilusão,esperança;confiança;auspício (predição);esperadouro.

Adjetivo

expectante,em expectação,de guarda;de olhos abertos,impaciente,de orelha em pé,aux aguets,de espreita,pronto,curioso;esperado,esperado de há muito,previsto,que não foi surpresa,em perspectiva,no horizonte.

Verbo

esperar,aguardar,dar tempo,expectar,procurar,buscar,aspirar a,candidatar-se a,esperar por,contar com;ter em perspectiva,ter em mira,ter em vista;estar na expectativa,contemplar,não se admirar;jazer à espera,ficar à espera,ficar à espreita;estar de guarda,atalaiar,espreitar,tocaiar,vigiar,pôr de remolho,ficar de reserva,ficar com o ouvido atento,dar tempo ao tempo;aguardar os acontecimentos;prever;antever,entrever,preparar-se para;antecipar;contar com;julgar provável;antegozar,antegostar,prelibar;levar alguém a esperar (predizer);prometer,reservar;ficar de orelha em pé,prender a respiração,suspender a respiração,não respirar,escutar atentamente,estar em oratório,retrair-se;toldarem-se os ares;estar nos ares,pairar nos ares,vagar nos ares;ficar de tocaia,estar de sobreaviso.

Advérbio

de sentinela,de atalaia,à espreita,à espera,com a respiração suspensa,arrectis auribus,de orelha à escuta,em perspectiva,de quarentena.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Compulsoriedade

Substantivo

involuntariedade,instinto,automatismo,movimento maquinal,precipitação,arrebatamento,ímpeto,pulsão;impulso natural,impulso cego,impulso onipotente;disposição superior,inexorabilidade,irresistibilidade,inevitabilidade,obrigatoriedade,obrigação,compulsão;necessidade premente,necessidade imperiosa,necessidade inexorável,necessidade cruel,necessidade férrea,necessidade dura,necessidade adversa;o que tem de ser;destino,força irresistível,fatalidade,fatalismo,sestro,fado,sorte,dita,fadário,bambúrrio da sorte,caprichos da fortuna,sina,vento,nacibo,eleição,predestinação,predeterminação,determinismo,fim,fortuna;maktub (“estava escrito”,dos maometanos),a predestinação de S. Paulo;estrela,planeta,influência astral,céu,os decretos do Alto,fluxo e refluxo da sorte,a roda fatal,o livro do destino;os decretos de Deus,decretos da Providência;o dedo de Deus,o dedo da Providência;a ordem imutável dos acontecimentos;Parcas,as três irmãs,vontade de Deus,vontade do Céu,movimento mecânico,último recurso,última saída,exigências;força maior,motivos supervenientes,fatalista,necessitário,ludíbrio,joguete,títere,mão morta,bamburrista,determinista.

Adjetivo

necessário,úrgico,urgente (imperativo);indispensável,inescusável,indisponível;compulsório,obrigatório;irremovível,sem remédio,infalível,inevitável,irresistível,forçoso,inapelável,invencível,forçado,imperioso,impreterível,intransferível,irrevogável,inelutável,inexorável,fatal,inexorado,implacável,incurável,improrrogável,inadiável,intransferível,matemático,indeclinável,incontrastável,irreformável,irremediável,irremissível;líquido e certo,favas contadas,pule de dez. involuntário,desintencionado,instintivo,natural,automático,inconsciente,maquinal,inconsulto,impensado,mecânico,cego,onipotente,superior,providencial,inintencional;impulsivo;de pés e mãos atados,constrangido pela necessidade,atado ao seu destino,predestinado e v.;marcado,ordenado,prescrito pelo destino;destinado,aparelhado.

Verbo

jazer sob uma necessidade;estar fadado,estar destinado,estar condenado;não poder deixar de;não ter direito à escolha,não ter direito à alternativa;estar à mercê de,rodar à mercê da corrente,só ter uma saída,não ter alternativa,ser um jogo da fortuna,ficar contra a parede,ficar encurralado,não ter querer,ser fado de alguém,ter de cumprir o seu fadário,não depender de vontade humana,não depender do alvedrio de ninguém,ser por Deus que;passar,querer Deus que,querer o céu que,querer a sortem que,querer o destino que;ficar-se com Deus,demitir de si a vontade;entregar-se,abandonar-se,submeter-se,curvar-se,resignar-se,obedecer à lei do destino;entregar-se nas mãos de Deus,não haver apelo nem agravo;deixar rolar,deixar correr o marfim;destinar,fadar,sentenciar,condenar,predeterminar,predestinar,reservar,preparar,obrigar,arrastar,compulsar,compelir;tornar-se necessário,implicar,preordenar.

Advérbio

necessariamente e adj.;por necessidade,ex necessitate rei,à força;à fina força,de bom ou mau grado,queira ou não = nolens volens,a todo transe,dê onde der,fatalmente,de qualquer maneira,sem redenção,a todo pulso,custe o que custar,de qualquer modo,a todo custo,a todo preço,por qualquer preço,velim,nolim = por bem ou por mal,haja o que houver,quer queira quer não,de boa ou má vontade,incondicionalmente;sem reserva,sem restrição;na falta de outro melhor,em todo o caso,apesar de tudo,per fas et nefas,a martelo,corram as coisas como correrem,seja qual for o resultado,como não há outro remédio,se necessário for que,por mal,por providência divina.

Provérbio

O homem põe e Deus dispõe;Nil medium est.

Interjeição

que remédio!.

Frase

Não há remédio;Alea jacta est;>A sorte está lançada;Che sará, sará;O que for, será;Isto é dos livros;Está escrito;Os seus dias estão contados;Fata obstant;Diis aliter visum;Força é que;Permitiu Deus que;Se Deus quiser;Se Deus for servido;Sua sentença está lavrada;Ita diis placuit.

Conjunção

Intenção

Substantivo

intento,vontade,tenção,desígnio,pressuposto,intencionalidade,mente,fim,finalidade,propósito,quo animo,fito,intuito,desiderato,desejo,vontade,volição,objetivo,programa,projeto;empresa;premeditação,predeterminação;ambição,contemplação,ânimo,vista,cláusula,proposta;causa final,razão de ser,cui bono,cui prodest,objeto,escopo,alvo,a menina dos olhos de,a preocupação de,mira,fito,meta,empenho,sentido,paraquê,objetivo (significação);tendência;presa,caça,destino,ofício,decisão,determinação,resolução,firme e decidido propósito,ultimatum,desejo;arrière pensée,segundo sentido,reservado,segundas vistas,pensamento íntimo,ideia;estratégia,tática,método,plano;(estudo das causas finais): teleologia.

Adjetivo

intencionado e v.;intencional,proposital,expresso,determinado,predeterminado;destinado a,interessado em;em jogo,na bigorna,no tapete,em vista,em prospecto,in petto.

Verbo

pretender,tencionar,planejar;conceber (a intenção,o desígnio e subst.);ter em vista,levar em vista,ter em mira,ter em mente;visar a,objetivar;ter como objetivo;fazer tenção,desígnio de;ter propósito,ter a pique,meditar,planear,revelar o propósito de,querer,intentar,atentar,andar para;pôr a mira em,ter a mira em;ser intuito de,levar em mente,ter alguma coisa nos lábios,ter cérebro,cogitar,tratar de;trabalhar por,empenhar-se em,apostar-se a,procurar,aspirar a,visar,alvejar,apontar,dedicar-se a,ambicionar,pensar em;levar a mira,o intento,o fito;sonhar com,incubar,premeditar;calcular,destinar,reservar,sobrepensar,tomar sobre si,projetar;ter vontade de;desejar um fim determinado;perseguir um fim determinado;levar a um fim determinado,ter um fim determinado.

Advérbio

intencionalmente e adj.;de mamposta,de propósito,a sabendas (ant.),com conhecimento e notícia,refletidamente,sobrepensado,adrede,por querer,de caso pensado,de tenção feita,com intenção,deliberadamente,a sangue frio,propositalmente,apostadamente,estudadamente,acintosamente,de indústria,de peito feito,à aposta,de aposta;a fim de,no intuito de,para que,a fim de que,a fim que,com o intuito de,com o fim de,com o objetivo de,com intento de,com propósito de,a efeito de,com a intenção de,em consequência de,conforme,em virtude de,para todos os fins e intenções.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Destino

Substantivo

fatalidade,fortuna,dita,fado,sina,sorte,ventura;existência futura,existência d’além-túmulo;pós-existência,o outro mundo,o mundo do além,futuro,devir,porvir;vida eterna,morte eterna,perspectiva.

Adjetivo

iminente,instante,destinado,prestes a acontecer,à mão,de reserva,próximo,prestes a manifestar-se,que está sobranceiro,que desponta no horizonte,futuro.

Verbo

pender,estar suspenso,esvoaçar,adejar,pairar sobre,erguer-se como ameaça,ameaçar,estar iminente,estar prestes a,avizinhar-se,aproximar-se,abeirar-se,bater à porta,aldravar à porta,vir chegando,estar para sobrevir,impender;estar a pique de,estar por um fio,estar à beira de,estar em erre de,estar próximo,instar,sobrestar,trazer em seu bojo;ordenar antecipadamente,preordenar,predestinar,predeterminar,sentenciar,decidir da sorte.

Advérbio

proximamente,iminentemente,imediatamente,esperadamente.;sobre a cabeça,em preparo,em perspectiva;em embrião,no bojo do tempo,a tempo,eventualmente;aconteça o que acontecer (certamente);por um triz,por um nada,por um pouco,por um quase nada,por um lambisco,vai não vai,a pique de,quase a,por uma linha..

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção