Sua língua na Internet

 

(de.sem.bar.car)

v.

1. Fazer descer ou descer (alguém ou algo de um meio de transporte) [tda. : Os americanos desembarcaram suas tropas no golfo Pérsico] [ta. : Desebarcaremos do trem na próxima estação] [int. : Duzentos passageiros desembarcaram]

2. Retirar ou sair (alguém ou algo) de uma embarcação [td. ] [int. ]

[F.: des- + embarcar. Hom./Par.: desembarque (fl.), desembarque (sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Chegada

Substantivo

chegamento,advento,vinda,regresso,volta,recepção,boas vindas,vin d’honneur,entrevinda;desembarque,saída em terra,descida,aportada,aportamento,arribada,arribação,atracação,casa,lar,destino,termo,meta,alvo,término,parada,paradeiro,paradouro,ponto final,aeroporto,terminal,pojo,posto,doca,cais,ancoradouro,pier;surgidouro,prancha,cuquiada.

Adjetivo

chegado e v.;recém-vindo,recém-chegado,adventício,chegadiço,vindiço,terminal.

Verbo

chegar,vir,adergar (pop.),alcançar,haver à mão,atingir,parar,tocar,ganhar,desembarcar,pojar,arribar,aportar,fundear,poutar,aboiar o paquete;lançar âncora,lançar ferro;surgir,abordar,ancorar,pôr pé em terra,deitar âncora,aproar à barra,abicar à praia,pisar em terra,chegar ao quadro;aferrar o navio,atracar,ir de arribada;ganhar,picar terra;arrimar-se à terra;tomar o porto,ferrar o porto;sair em terra,surgir no porto,ir ter a,ir malhar com os ossos em,ir amanhecer em,apear-se,descer,desmontar,desapear-se,descavalgar-se;aterrar,aterrissar,amerissar,pousar,descer,chegar ao fim da viagem,achar-se entre nós,pernoitar,acampar,bivacar,demorar-se em,não prosseguir,sobrestar,parar,estacionar;cair no alvo,morrer no alvo,estourar no alvo,rebentar no alvo,estalar no alvo,dar no alvo,topar com,encontrar-se com alguém,dar de cara com.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Terra

Substantivo

solo,chão,a nossa mãe comum,Geia,terreno,terra firme,continente,território,região,país,península,quersoneso,delta,cabo,farelhão,pontal,promontório,cabedelo,istmo,língua de terra,braço de terra,planalto,planura,chapada,chapadão,litosfera,xerografia,orosfera = parte sólida da superfície terrestre,costa,fralda do mar,fralda marítima,borda,termo,praia;abas (de um rio),ribada,margem,beira,beirada,lado,falésia,riba,ribanceira,ribeira,ribança,barranco;marinha,ripa (ant.),mangue,borda de água,litoral,ribamar,leixão,beira-mar,dunas,terra de aluvião,mesopotâmia,panasqueira,oásis,clareira,subsolo;gleba,lote,torrão,leiva,gupiara,margueira,leira,olga,barro,argila,greda,marga,marna,marno;monte,montanha,cordilheira,colina,coxia,cerro,combro,morro,outeiro,serra,duna,rocha,rosca,rocado,penedo,penedia,fraguedo,penha,penhasco,despenhadeiro,desfiladeiro,península,istmo,restinga,cabo,promontório;barroco,cascalho,gnaisse,massapé ou massapê,pedrouço,propriedade.

Adjetivo

terrestre,terráqueo,terrenal,terreno,térreo,terral,terreal,terrenho,telúrico,continental,sobreterrestre,subaéreo,litoral,litório = salgadiço;marginal,ribeirinho,justafluvial,aluvial,aluviano,terreno,mundial,bímare,territorial,peninsular,ístmico,deltoide,margoso,marnoso,oasiano,apenedado,apenhascado,penhascoso,pedregoso,saxoso,sáxeo,pedregulhento,pedral,bimarginado,bojador.

Verbo

desembarcar,pôr o pé em terra,pisar terra firme.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção