Sua língua na Internet

 

(cor.te)

[ó]

sm.

1. Ação ou resultado de cortar(-se).

2. Efeito da ação de iinstrumento cortante, com rasgamento de uma superfície ou massa antes contínua; INCISÃO; TALHO

3. Lesão (na pele, ou mais profunda) resultante de corte (2): O menino mostrou à mãe o corte no dedo.

4. Gume, fio de instrumento cortante: O corte deste canivete não está bom.

5. Talho (tb. tipo de talho) da carne de boi, porco, ave: Criava bois para o corte.: A carne argentina é ótima, mas gosto mais do corte praticado no Brasil.

6. Ato de aparar, tirar o excesso: corte da grama.

7. Porção de tecido suficiente para se fazer roupa: corte de linho.

8. Modo como uma peça de vestuário foi talhada: Ficou com um corte bonito.

9. Redução ou supressão: corte de subsídio: corte de verbas.

10. Obstrução, interrupção de fornecimento: corte de energia.

11. Interrupção ou rompimento em relações de qualquer tipo: corte nas relações comerciais/diplomáticas etc.

12. Dispensa, eliminação: corte de pessoal: corte de jogadores.

13. Supressão, por censura, de trechos de obra literária, filme, espetáculo etc.

14. Alternativa mais curta de um caminho, estrada etc.; ATALHO: Vamos por este corte aqui, são menos 500 mestros de caminhada.

15. Interrupção natural ou aritificial de uma formação montanhosa, ou de um terreno, criando uma passagem: o corte do Cantagalo, na Zona Sul do Rio de Janeiro

16. Aspecto ou representação gráfica (em desenho técnico) da superfície plana e das projeções de relevo nessa superfície resultante do corte (2) de um corpo trimensional por um plano

17. Projeção vertical, em desenho técnico, de um objeto tridimensional, de um prédio etc.

18. Enc. Cada uma das três faces que constituem a espessura de um livro ou revista (excluindo a lombada) que são aparadas em guilhotina

19. Na gravação ou edição de imagem ou de som (de filme, disco etc.) interrupção da continuidade de uma sequência, ger. para início de outra

20. Traço que corta certas letras ou algarismos, como o f, o t, o 7 manuscrito etc.

21. Esp. Interrupção de passe do adversário, ou, esp. no futebol, drible curto no qual o jogador que o pratica muda subitamente de direção, enganando seu marcador

[F. Dev. de cortar. Hom./Par. corte [ô]. Ideia de corte: usar posp. -tomia, -tomo.]


Corte geológico
1 Geol. Corte em um terreno, para examinar sua estrutura geológica.


Ruim de corte
1 N.E. Pop. Em situação financeira precária.
2 Em má condição de saúde.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Disjunção

Substantivo

desconexão,desunidade,desconjuntura,desunião,disassociação,dissolução,desarticulação,desemparelhamento,desligamento,descontinuidade,desagregação,desmoronamento,secessão,inconexão,quebra,abstração,isolação,insulação;isolamento,oásis,clareira,incomunicabilidade,separabilidade,dissolubilidade,abjunção,segregação,disjecta membra,membros esparsos,dispersão;espalhamento,distribuição;separação,afastamento,distanciamento,apartação,arredamento,remoção,ablação,amputação,divulsão,separação violenta,apartamento,aparta (ant.),destacamento,divórcio,divisão,merisma,subdivisão;laceramento,laceração,dilaceração,fratura,agma,abrupção,rotura,elisão,cœsura,cesura,incisão,aposcasia,desmembramento,repartimento,desintegração,deslocação,desmonte,luxação,fendimento,rompimento,ruptura,abcisão,rescisão,cisão,seção,corte,rachadela,rachadura,fenda,greta,gretadura,abertura,rasgão,rasgadura,rasgadela;frincha,fisga,cortadura,incisura,serradela,disseção,dissecação,autópsia,laparotomia,retalhação anatômica,lanho,anatomia,apospasmo,solução de continuidade,dissetor.

Adjetivo

separado,esparso,disperso,soluto,solto,ímpar,desconexo,inconexo,desconjuntado,desunido,desunido & v.;descontínuo;fragmentado,interciso,retalhado;erradio,errático,solteiro,viúvo;avulso,salteado,isolado,perdido,etiquetado à parte,solitário;inarticulado,desemparelhado,desacompanhado;isolado,semoto,afastado,insulado,incomunicável,distinto,diferente,outro (pop.),diverso,parcelado,único,só,esporádico,fracionado,cortado,frouxo,desapertado,bambo,suxo,lasso;separável,retalhável,dissolúvel,lacerável,afastável,desligável,distanciável,distanciável & v.

Verbo

ser (separado & adj.);fazer-se em pedaços;disjuntar,separar,cindir,fender,escachar,departir,desajustar,afastar,distanciar,arredar,desaconchegar,desenfeixar,desunir,disjungir,desajuntar,desapartar,apartar,desagarrar,espalhar,dispersar,desliar,desligar,exsolver,descimentar,deslaçar,soltar,largar,desasir,desobrigar,desarticular,desassociar,tesourar,divorciar,destroncar,luxar,desanexar,desatar,desdar,desnodar,despregar,desemalhetar,desenastrar,desprender,ablaquear,ablaquecer;segregar,isolar,insular,ilhar,extremar,encantoar,desembaraçar,desmontar,desabraçar,desenclavinhar,desatacar,destravar,fracionar,destroncar,desmembrar,desagregar,desintegrar,desvincular,desencorporar,desamalgamar,desemaçar,desemedar,descingir,desempilhar,desacavalar,afrouxar,alargar,suxar,bambar,bambear,deslassar,desentesar;desapertar,desarrochar,desabrochar,desabotoar,desatrelar,desalinhavar,desatracar,desamarrar,desacumular;descoser,descosturar,desencorrear,soltar,desentrouxar,desacolchetar,desenlear,desempastar,desencadear,desencavilhar,desalgemar,desacorrentar,desagrilhar,desirmanar,descasar,desmaridar,desemparelhar,desemparceirar,descravar,descravejar,desencilhar,desajoujar,descangar,desjungir,descimentar,desgrudar;desencastoar,desquiciar,quebrar,retalhar,secionar,cortar,cortilhar,fender,refender,rachar,estalar,serrar,serrafaçar,sarrafaçar,serrotar,sarrafar,estilhar,partir em estilhaços,escadraçar,esfarrapar,escaqueirar,arrebentar,rasgar,esgarçar,escangalhar,espatifar,estracinhar,lacerar,atassalhar,esborraçar;esbarrondar,esboroar,desfazer,romper,postejar,eviscerar,esquartejar,espostejar,abrir,dilacerar,escanchar;amputar,laparotomizar,retalhar,escacar,despedaçar,cassar;fazer em fatias,fazer em frangalhos;fraturar,esbandalhar,esborrachar,esfacelar,estraçalhar,desconjuntar,desarticular,esbuxar,desferrolhar,lanhar,parcelar,desencadernar,desencaixar,desenglobar;desenfiar,desengranzar,desengastalhar,desengastar,desgalhar,debandar;cortar,dissecar,anatomizar,deslocar,desnocar,pulverizar;partilhar.

Advérbio

separadamente,esparsamente,dispersamente,erraticamente,desconexamente,desconexamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Omissão

Substantivo

exclusiva,ressalva,exceção,inadmissão,inadmissibilidade,pretermissão,omissão,pulo,salto,silêncio,supressão,expulsão,eliminação,repúdio,rejeição,divórcio,exílio,banimento,proscrição;restrição,separação,segregação,isolamento,corte,dispensa,demissão,exoneração.

Adjetivo

excluído,exclusivo,excluso,inincluído,disperso,inadmitido,inadmissível,inaceito,inaceitável,eliminado,dispensado,demitido,eliminador,eliminatório,eliminável,excluível,barrável,segregágel,segregável & v.;exceto,afora,salvo,sem entrar na conta,excluindo,tirante,menos,salvante;.

Verbo

ser excluído,ficar de fora,não ganhar admissão,extravagar,andar fora do número,excluir,barrar,deixar fora,vedar a entrada,varrer do cenário,rejeitar,recusar,afastar,desviar,tirar,deserdar,privar de,prescindir,passar sem,dispensar,abstrair-se de,refugar,desprezar;expulsar,esquadrilhar,eliminar,desalistar,dar baixa,repelir,distanciar,segregar,negligenciar;banir;demitir,exonerar,desjungir;extirpar,passar por cima,pretermitir,sotopor,postergar,largar de mão,omitir,pular,suprimir,glosar,cortar,tesourar,excetuar;passar em silêncio,passar em claro;deixar no tinteiro,joeirar,capinar,peneirar,esgraminhar,mondar.

Advérbio

com exceção de,com exclusão de;exclusive,fora,à parte;pondo de parte,pondo de lado;abstraindo-se de,a menos que,a não ser que.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Descontinuidade

Substantivo

incontinuidade,descontinuação,interpolação,disjunção;intermitência,intercadência,parada,intercepção,suspensão,anacoluto,anacolutia,intermissão,paralisação,interrupção,corte,quebra,aparte,interpelação,remitência;fenda,falha,racha,rachadela,abertura,fresta,fisga,obstáculo,estorvo;solução de continuidade,apospasmo,intervalo;entreato,pausa,entrepausa,interregno,interlúdio,parada,eclipse,cesura,travessão,parêntese,reticência,aposiopese,síncope,desmaio,episódio,rapsódia,centão,remendo,alternação,periodicidade.

Adjetivo

descontínuo,incontínuo,descontinuado,alternado,entremeado,interpolado.;entrecortado,interrupto,interciso,interruptor,intercepto,interpolado,cortado,salteado,falhado,fragmentário,lacunoso,improgressivo,inconexo,solitário,isolado,esparso,intermitente,parcial,intercadente,remitente,caprichoso,irregular;espasmódico,epidêmico,esporádico,periódico,desunido.

Verbo

descontinuar,ser descontínuo,alternar,entremear,interpolar,intermitir,estacar,ser (intermitente & adj.);fazer pausa,pausar,entrecortar,interromper,atalhar,sobrestar,perturbar,apartear,interpelar,intervir,romper,fragmentar,quebrar o fio a,cessar,suspender,vascolejar,cesurar,falar à mão,atravessar,interceptar,impedir o curso de,intervalar,cortar,secionar,cortilhar,desjungir;obstruir;entreturbar,paralisar;desconversar,mudar de assunto.

Advérbio

descontinuadamente,entrecortadamente,interruptamente,interpoladamente,salteadamente,fragmentariamente.;por intervalos,por sofreadas,por saltos,por acessos,a prestações,per saltum,a longo intervalo,com solução de continuidade,às vezes,de quando em quando;ora sim, ora não;com intermitência.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Morada

Substantivo

moradia,habitação,residência,assento,sede,paradeiro,vivenda,mansão,tabernáculo,casa,apartamento,condomínio,apê,barraco,cafofo,estância,habitáculo,pago(s),lar,endereço,domicílio,quartel,quartel-general,edifício,tetrástilo,castelo,palácio,palacete,arranha-céu,régia,paço,solar,alcácer,alcáçova,gineceu,pártenon,harém,anfitálomo,bordel,senzala,trono,arca;pátria;terra,berço,torrão natal,torrão nativo;ninho paterno,casa paterna,regaço da família,penates,natio,lar doméstico,lares et penates,dulce domum,larário,lares paternos,domicílio paterno,lareira,fogo,frouxel do lar,teto,imóvel,ninho,nidus,agasalho,retiro,subterrâneo,casamata,furna,sanctum sanctorum,abrigo,recinto;bivaque,campo,acampamento,arraial,dormida,pousada,acantonamento,barraca,tenda,tendilha,tendola,tentório (cobertura),trascâmara,câmara (receptáculo),fazenda,sítio,chácara,quinta,granja,hacienda (propriedade),choça,cabana,casitéu,tugúrio,choupana,quilombo,mocambo,arribana,quimbembe,malhada (de pastores),tijupá,tijupar,malha,palhoça,palhal,barga,toca,palhota,cubata,enramada,côlmo,copé,cortiço,meia-água,rancho,pardieiro,ranchel,mansarda,água-furtada,trapeira,espelunca,corujeiro,coveiro,cafua,casebre,cadoz,casinhola,casinhota,casinhoto,pocilga,cochicholo,libata,jurão,rés do chão,rez-de-chaussée,andar térreo,sótão,sobrecâmara,celeiro,madrigueira;chalé,bangalô,casa de campo = vila,prédio,propriedade,andurrial,eremitério,rus in urbe,rotunda,castro,castrejo,casão,pavilhão,hotel,pátio,sobreloja,períbolo,compartimento,cubículo,ventrecha,cubelo,quarto,quartinho,telheiro,copiar,copiara,alpendre,alpendrado,barracão,sobrado,hangar,talanqueira,sacada;balcão,varanda;povoação,povoado,lugarejo,localidade,arraial,aldeia,aduar,pago,terríolo,terrejola,corujeira (depr.),casalejo,casario,vila,vilar,vilarinho,vilela,vileta,vilota,vilório (depr.),taba,tabanca (África),cidade,capital,almedina,metrópole,corte,capital federal,província,rua,viela,alameda,avenida,álea,bulevar,arruamento,galeria,boqueirão,artéria,beco,travessa,quebra-costas,caleja,ruela,quelha,congosta,angiporto,rossio,praça,largo,rotunda,bairro,bandel,judiaria,aljama,subúrbio,arredores,ourolo,eirado,sótea,saguão,vestíbulo,cárcere,jardim,parque,(casa de reunião): cenáculo,clube,cassino,hospedaria,caravansará,caravansaraí,estalagem,estau,hostal,hostau,hospedagem,albergue,albergaria,diversório,pousada,pousadeiro,pouso,tasca,chafarica,taverna,pensão,restaurante,casa de pasto,hotel,buffet,cantina,botequim = estaminet,bar,cervejaria,leiteria,logradouro,exido,passeadouro,passadouro,passeio,maninho;morada da divindade;latíbulo,tabernáculo,sacrário,santuário,Parnaso,templo (de diversas religiões);olimpo,céu,firmamento;(morada de animais): toca,lura,encame,malhada,antro,covil,viveiro,cova,cafua,cafurna,colmeia,canil,gatil,galinheiro,pombal,chiqueiro,alfeire,coelheira,madrigoa,madrigueira,madrilheira,cavalariça,estrebaria,cocheira,coxia,estábulo;corte de ovelhas,de bois;covão,coutada,cortiço,aprisco,redil,ovil,curral,presépio,arribana,ninhada,valhacouto,cadoz,lousa,buraco,termiteira,leoneira,caverna (esconderijo).

Adjetivo

urbano,metropolitano,suburbano,provincial,rural,citadino,rústico,doméstico,cosmopolita,orbícola,palacego,palaciano,apaçado,predial,caseiro,familiar,cubicular,habitacional.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Encurtamento

Substantivo

curteza,brevidade,pequenez;encurtamento,diminuição,corte,cesura,apara,poda,abreviação,abreviamento,abreviatura,resumo,escorço,tosquia,tosquiadela,cerceio,excisão,amputação,castração,mutilação,coarctação,cerceadura,contração,atalho;elisão,síncope,aférese,apócope,sinalefa,crase,sinérese,ectlipse,elipse,concisão.

Adjetivo

curto,rente,cérceo,escasso,minguado e v.;breve,abreviado,reduzido,restrito,compacto,compendioso,sucinto,maciço,basto,redondo;derrabado,descaudado,descaudato,touruno,mal castrado,chato,agachado,raquítico,sincopado,interciso.

Verbo

ser (curto e adj.);distinguir-se pela sua pequena dimensão;tornar (curto e adj.);encurtar,minguar,diminuir,agorentar,atalhar,coangustar = restringir,limitar,estreitar,restringir,cortar,coarctar,cercear,reduzir,circunscrever,destroncar,estropiar,mutilar,decepar,podar,mochar,troncar,achatar;resumir,abreviar,comprimir,contrair,epitomar,compendiar,somar,economizar,interromper,atalhar,desmochar,desmembrar,excisar,amputar = esnocar,aparar,pelar,descascar,tosquiar,decotar,descaudar,desorelhar,deslinguar,desnarigar,descabeçar,derrabar,francear,desenramar,esgalhar,desgalhar,desbastar,desramar,cortar cerce,aparar,retanchar,desfilhar,podar,chapodar,ceifar,foiçar,roçar,segar,truncar,tronchar,barbear,omitir,suprimir,atrofiar,impedir o crescimento de,escorçar,fazer escorço,solinhar,sincopar,apocopar,elidir,castrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cruzamento

Substantivo

interseção,secância,corte,entrecorte,reticulação,retículo,retícula,encruzamento,entrelaçamento,tecedura,urdidura,entretecedura,abocamento,trama,entralhação,anastomose,inosculação,emaranhamento,enlaçamento,enredo,implicação,contexto,contextura,tessitura;xadrez,rede,plexus,plexo,teia,tela,tecido,malha,tralha,meada,filigrana,negalho,entremeio,renda,rendilha,crochê,lavor,esteira,esteirão,capacho,trança,cadexo,madeixa,coifa,marrafa,alvitana = tarrafa = tremalho = tresmalho,rótula,caniçado,cipoal,labirinto,grille,grade,grelha,brocado,brocatel,cruz,cruzeta,entrepernas,trançado,trança,trancelim,cadeia,catênula,emaranhamento (desordem),encruzilhada,bívio,ambívio,revessa,secante;xadrez,escaques,quincôncio,quincunce.

Adjetivo

cruzado e v.;jaglado = enxadrezado,intertexto,intexto = entremeado,reticular,reticulado,urdido,tramado,retiforme,listrado,têxtil,cruzetado,intersecional,secante,crucial,cruciforme,crucígero,transversal.

Verbo

cruzar,cortar,secionar,encruzar,atravessar,entrecruzar-se,terçar,entrecortar,enoclavinhar os dedos,entrepernar,entretecer,entrelaçar,enlear,enlaçar,ensarilhar,sobreter,entremear,entrançar,trançar = encanastrar,entecer,enroscar,ligar por anastomose,emalhetar,esteirar,feltrar;misturar,confundir,enredar,enredear,envincilhar,emalhar,embaraçar,desgrenhar,despentear,enovelar,dobrar,enrolar,desgadelhar,desguedelhar;xadrezar,enxadrezar,entralhar,dispor em forma de xadrez,escaquear,escaqueirar (emaranhar),filigranar,urdir,tramar.

Advérbio

cruzadamente e adj.;em xadrez..

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Agudeza

Substantivo

ácie (p. us.),acuidade,acume,acúmen,acuminação,amoladura,amolação,afiação,fio,gume,corte,releixo,perilo;aguçamento,adelgaçamento,aculeamento e v.;aguço,ponta,espiga,espigão,aresta = rebarba,lâmina,estria,sarça,espinho,cardo,silvado,abrolho,espiculum,silva,estrepe,pente,peina (ant.),agulha,alfinete,travessa,bico,choupa,ferrão,dardo,arpão,lança,acúleo,acicate,bandarilha,aguilhão,espora,estoque,roseta = cossouro,espeto,cúspide,tridente;chifre,saramátulo (de veado),guampa,chavelho,ponta,corno,armas,saleiro,agulheta,espinha,farpa,farpão,chuço,azavã,pampilho,garrocha,pique,seta,flecha;dente canino,dente do siso,molar;cartucheira (pop.),colmilho,presa,sobredente;raio,pontilha,biqueira,ponteira,cume,cimeira,cone,conoide,quina,engra,pão de açúcar,cabucho,cabuchão,píncaro,alcantil;agulha (de torre),aiguille,campanário;chevaux de frise,porco-espinho,ouriço;cunha,faca,cortadeira,caxerim,caxereguengue,caxerenga,cotó,quicé,capadeira,facalhão,trinchante,trinchete,navalha,mastoquino,postemão,sevilhana,punhal,sica,lâmina,laminela;cutelo,cutela,cutelaria;escalpelo,bisturi,sarjador,lanceta,punceta,apostemeiro;charrua,arado,relha,alvião,machado,machadinho,secure,merlim,frâncica,cutelo,jugador,manchil,faca de jugar,talhador,balestilha,picareta,alferça = alferce,haissúaque,enxada,enxadão,cacumbu (depr.),enxó = trincha,goiva,podoa,podadeira,podão,roçadeira,rocadoura,foice,segadora,segão,sega do arado,setoura,ancinho,gadanha,arife (gír.),tesoura,fórfex,fórfice,florete,espada (armas),punhal,adaga,canivete;puxavante = renete,furador,serra,serrão,serrote,amoladela,amoladura,amolada,molada,afiador,tornafio,mó,pedra de afiar,cote,aguçadeira,assentador,amolador,rebôlo,couro,esmeril,reicua.

Adjetivo

agudo,bical,bicudo,pungente,sobrostrado,afiado,incisório,aguçado,fino,penetrante,cortante,amolado e v.;acicular,aciculado,aculeado,aculeiforme,lanceolado,pontiagudo,pontudo,cônico,conoidal,piramidal,mucronado,fusiforme,dentiforme,securiforme,ensiforme,especiforme,dentudo,dentado,denticulado,adentado,bidentado,tridentado,quadridentado,bigúmeo = de dois gumes;estrelado,estelífero,esteliforme,estelário,odontoide,tricorne,tricúspide,aguçado como a ponta de uma agulha,embicado,espadâneo,saliente,pectíneo,cuspidato,cornífero,corniforme,cavicórneo,espinhoso,colmilhoso,colmilhudo,cardoso,cheio de cardos,sarçoso,farpado,farpante,unicúspide,quadricúspide,quadrigúmeo,fragoso (áspero),sagitado,bicorne,bicórneo,digitado,digitiforme,quinquedentado,sérreo,serrado,serrátil,eriçado,biaristado,ctenodonte,cornudo,cornígero,cornisolo,cornuto,unicorne,unicórneo,vulnífico.

Verbo

aguçar,ser (agudo e adj.);tornar (agudo e adj.);apontar,afusar,afunilar,enfunilar,assovelar,adelgaçar,dar forma cônica a,anavalhar,acerar,azerar,acuminar,espicular,aculear,desembotar,embicar,eriçar,arriçar,denticular,farpar,farpear,desengrossar,desbastar,esmerilar,amolar,afiar,afilar,assentar o fio,passar na pedra,arrebolar,arrepiar,aparar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Passagem

Substantivo

trânsito,transmissão,atravessamento,cruzamento,infiltração,corte,secância,traspasse,trespasso,permeação,interpenetração,penetração,transudação,infiltração,transfixão;endosmose,exosmose,intercorrência,ingresso,egressão,vereda (caminho),conduto,abertura,viagem,,servidão,pedágio.

Adjetivo

atravessador e v.;atravessante e v,infiltrado;secante.

Verbo

passar através de,repassar,perpassar,transitar,perfurar,atravessar a nado,vadear,esguazar,tranar,transnadar,atravessar,cruzar,cortar,penetrar,permear,varar,enfiar,encadear,engranzar,flechar,furar de lado a lado,transfixar,espetar,passar através de,traspassar,transpassar;percorrer,propagar,rasgar,romper;abrir caminho,abrir picada,abrir passagem;forçar a passagem,abrir fileiras,invadir,infiltrar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Domesticação

Substantivo

aclimação,estabulação,amansadela,amansadura,repasse,amansia,apascentamento,domesticidade,picadeira,picaria,estinha,veterinária,hipiatria,hipiátrica,hipologia,hipotomia,alveitaria,zoolatrologia,zoolatria = medicina veterinária,criação,pecuária,bovinocultura,equinocultura,ciprinicultura,ovinocultura,suinocultura,piscicultura,truticultura,avicultura,columbicultura,galinicultura,canicultura,felinicultura,cunicultura,ranicultura,enzootia,epizootia,apicultura,meliturgia = indústria das abelhas,mitilicultura;ménagerie,piscina,jardim zoológico,arca de Noé,aviário,apiário,aquário,corte,invernada,invernadouro,animalicídio,colmeia,colmeal,cortiço,alveário,silha = série de cortiços,silhal;pet,bicho de estimação,animal doméstico;zoomania,zoofobia;criador,vaqueiro,boieiro,boiadeiro,pastor,campino,armentário,guardador de gado,campeiro,pegureiro,pegulhal (ant.),adueiro,domador,domesticador,beluário,amansador,curraleiro,apascoador (ant.),apascentador,pascentador,alfeireiro,almocôuvar ou almoucávar,zagal,ganadeiro,rabadão (ant.),vigieiro = guarda campestre,peão,gaúcho,porqueiro,vezeireiro,porcarico,ovelheiro,cabreiro,chibarreiro,pateiro,zagalejo,sericícola,colmeeiro,aviculário,avicultor;canil,gatil,jaula (prisão),capoeira,gaiola,cevadouro,potril,cabril,viveiro,aquário,alverca,aprisco,ovil = ovário,ramada,bostal,touril,malhada,curral,estábulo,ameijoada,redil (cerca),malhadal,encerra,baia,cocheira,estrebaria,cavalariça,peadouro,manjedoura,pesebre,presépio,aviculário,seminário,choqueiro;alveitar,zootécnico,hipiatra,veterinário = zooiatra,apífilo.

Adjetivo

pastoral,pastoril,pegural,bucólico,menálio,manso,doméstico,familiar,maneiro,domesticado e v.;domesticável,figulino,apícola,apicultural,serícola,sericultor,amansador,gregal,gregário (animais).

Verbo

amansar,desbravar,domar,tirar a braveza,desaçorar,desembravecer,domesticar,adestrar,treinar,deceinar,criar à mão,amaciar,desainar,aclimar,aclimatar,nacionalizar,criar,guardar,pascentar,apascentar,pastorear,apastorar,pascer,apascoar,apascoentar,fazer soltas de gado = dar-lhes larga para engordarem,amalhar,conduzir à malhada,ameijoar,arrebanhar,apriscar,meter no redil,encurralar,estabular,arraçar = cruzar,estinhar;alveitarar;amestrar,exercitar,adestrar,treinar,aligeirar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Passadouro

Substantivo

forma,maneira,método,meio,modo,jeito,som,guisa,processo,sistema,norma,rumo,praxe,hábito,modus operandi,linha de conduta;via,viação,guia (ant.),trânsito,caminho,trilho,vereda,passagem,corte,desfiladeiro;servidão,arcobotante,trilha,senda,atalho,carreiro,carreirão,atravessadouro,estrada,autoestrada,rodovia,atalho,rota,trajeto,trajetória,órbita,pista,listão,lista,lustrão,esteira,carril,ândito,avenida,rua,ruela,travessa,beco,viela,dromo (ant.),alameda,aleia,bulevar;degraus,escada,escadaria,escadório;escada rolante,elevador,ascensor;rampa,corredor,galeria,ponte,viaduto,elevado,pontão,ponte levadiça,minhoteira,prancha,coxia,ponte de barcas,ponte pênsil,ponte volante,pinguela,alpondras,pondras,poldras,passadeiras,desfiladeiro,vau,barca,túnel,canudo,ramal;porta,portão,canal,estreito,passadiço,passagem,artéria,caleja,quelha,talinheira,congosta,calhe,azinhaga,rodeiro,carreiro,estrada real,estrada coimbrã,rodovia,autopista,alfazar,estrada de rodagem,estrada de ferro,via férrea,ferrovia,berma,caminho batido,caminho trilhado,travessio,carreiro de formigas,passeio,calçada,trâmite,trottoir,variante,desvio = semideiro,atalho,picada,caminho vicinal;caminho de cabras,de pé posto;carreteira,patinheiro,releixo,canal;rua.

Adjetivo

multívio,vicinal.

Verbo

Advérbio

como? de que maneira? por que modo? quão assim,desta maneira,segundo esta moda,de um ou outro modo;via,in transitu;de passagem,em trânsito,a caminho de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Instrumento

Substantivo

instrumental,maquinaria,maquinismo,aparelho,aparelhagem,mecanismo,engenho;dispositivo,implemento,aprestos,ferramenta,ferramental,rodagem,utensílio,equipagem,máquina,turbina,malacate,silenciosa,tesadeira,petrechos,material,apeira,apeiragem,levadeira,roldana,polé,cadernal,moitão,aparato,acessórios,trapiche,draga,cegonha,nora,estanca-rios;arnês,arreios,albarda,adereços,equipamento,arreamento,reposte,móveis,contenças,traste,alfaia,copa,recâmara,mobília,aparelho de casa,metais,parafernais,tarambecos (pertences);poder mecânico,zoncho,alavanca,arriel,barra,braço,pegadouro,cabo,pega,membro;alavanca intermóvel,alavanca interpotente,alavanca interfixa,alavanca interresistente,panca,travão,pé-de-cabra,gazua,zontró,remo,manúbrio,manivela,alçaprema,bimbarra,prensa,guilherme,pedal,sarilho,cabrestante (levantamento);roda (rotação);plano inclinado,cunha,calço,parafuso,gatilho,mola,mola real,aziar,punho,asa,haste,lâmina,peia,cana do leme,leme,chave de parafuso,recortilha,carretilha;martelo,martelete,martinete,marreta,corte,fio,gume (instrumento cortante);perfurador;bate-estacas;parafuso de pressão,parafuso de chamada;dentes;prego,corda (unir);cavilha (pendurar);suporte;colher (veículo);armas;remo (navegação);instrumento óptico,instrumento cirúrgico,instrumento elétrico,instrumento eletrônico,microscópio,telescópio;instrumento musical,material de escritório,calculadora,computador,teclado,monitor,programa;rádio,televisão,(aparelho de) som,estéreo,gravador;máquina fotográfica,câmera digital,filmadora;telefone,rádio,interfone,celular,walkie-talkie,i-pod,i-pad,tablet,mp-3,smartphone,pda.

Adjetivo

instrumental;mecânico,maquinal,braçal,braquial.

Verbo

montar,armar,funcionar,desmontar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Autoridade

Substantivo

poder,força,mando,mão,pulso,braço,rédea,poderio,senhorio,jurisdição,influência,arbítrio,patronato,patronado,preeminência,preponderância,soberania,supremacia,hegemonia,governo,ordem de coisas,sobregoverno,favor,valimento,crédito,prestígio,prerrogativa,atribuição,competência,alçada,direito;política,elevada investidura;nau,galera do Estado;direito divino,prerrogativa de sangue;direitos dinásticos,direitos civis,direitos incorpóreos,direitos pessoais;autoritarismo,absolutismo,totalitarismo,jus nocendi,poder temporal,braço temporal,braço secular;comando,império,domínio,dominação,predomínio,predominação,predominância,ascendência,férula,reino,reinado,suserania,senhoria,chefado,chefatura,chefia,regência,poder,trono supremo,capitania,governalho,governo (direção);fiscalização,batuta,inspiração,proteção,garras,freio,bandeira,punho de ferro (rigor);cetro;cargo,posto,posição,poleiro;pasta,bastão do mando (insígnia);ascensão,elevação,ascenso,subida,acesso ao trono,acesso ao poder;hierarquia,graduação,patente,regime,governo,dinastia,realeza,ditadura,protetorado,califado,arcontado,arciprestado,feudalismo,daimiato,sistema feudal,triarquia,tetrarquia,tetrafalangarquia,dinarquia,heptarquia,pentarquia,poliarquia,oligarquia,poligarquia,senescalia;consulado,proconsulado,duunvirato,duunvirado,trisarquia,triunvirato,quadrunvirato,quintunvirato,centunvirato,sextunvirato,triarquia = trirregno,quinquevirato,quatuorvirato,decenvirato,quindecenvirato,regência trina,governo provisório,presidência,administração,prefeitura,magistratura,talassocracia,nababia;império,monarquia,braço real,realeza,realismo;monarquia absoluta,monarquia constitucional,monarquia representativa,monarquia hereditária,monarquia parlamentar;totalitarismo,unitarismo,federalismo;república unitária,república parlamentar,república federativa;presidencialismo,parlamentarismo,republicanismo,monarquismo;aristocracia,pornocracia,aristodemocracia,oclocracia,timocracia,etocracia,estratocracia,mesocracia,autocracia,pedantocracia,vulgocracia,democracia,dulocracia,teocracia,ginecocracia,tribunocracia,burocracia;social-democracia;sacerdotalismo,cesarismo,clericalismo,governo de saia,capitalismo,militarismo,preponderância de elemento militar,demagogia;socialismo,comunismo,sovietismo,bolchevismo,maximalismo,coletivismo,fascismo,nazismo,nazifascismo,integralismo (delegação de poderes): comissão;deputado;permissão,estado,reino,corpo político,posse comitatus;autoridade;judicatura;gabinete;sede de governo,sede de autoridade,capital,quartel-general,metrópole,corte,capital federal;(aquisição de autoridade): posse,compromisso,coroação,sagração,acessão,instalação;usurpação;(ciência do governo dos povos): política.

Adjetivo

autoritário,dominante,reinante,imperante,regente e dominador,administrador e v.;predominante,preponderante,influente,governante,governativo,imperioso,zeloso de suas prerrogativas,executivo,administrativo,oficial,oficioso,ex-officio,taxativo,peremptório,absoluto,supremo,arbitrário (compulsório);severo,rigoroso;real,realengo,régio,reguengo,regalengo,realista,reiuno,soberano,suserano,cetrígero,monárquico,imperial,imperatório,principesco,diademado,proconsular,consular,presidencial,oligárguico,pedantocrático,oclocrático,mesocrático,autocrático,democrático,protetoral,dinástico,federativo,unitário,representativo,governamental,liberal,conservador,hierárquico,ditatorial,marxista,comunista,bolchevista,socialista,maximalista.

Verbo

autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.

Advérbio

autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Servo

Substantivo

fâmulo,sujeito,vassalo,feudatário,dependente,familiar,servidor,súdito,subordinado,sequaz,assecla,subalterno,inferior,estipendiário,mercenário,assalariado,subsidiado,homem,pajem,varlete,valete,rascão,avençal,sargente (ant.),armígero,criado,preposto,encarregado,camarada,pessoa do serviço de alguém,veleiro (de frade),cliente,moço,doméstico,contínuo,bói,auxiliar de escritório,servente,lacaio,groom,paquete,serviçal,limpa-botas,empregado,funcionário,estagiário,soldadeiro,caudatário,colomim,curumim,moço de recados,copeiro,cozinheiro = vatel,bicho de cozinha,mirmidão,samurai (Japão),andador,basculho,comitiva,acompanhamento,séquito,estado-maior,casa militar,casa civil,corte,ministério,lacaiada,clientela,criadagem,escudeiro,aio,atabaque,donzel,garçon,garçom,valet de chambre,moço da câmara,criado de quarto,caudatário,viador (rainha),palafreneiro,estribeiro,estribeiro-mor,ordenança,satélite,estafeiro (ant.),cavalariço,cubiculário,guarnicioneiro,cuvilheira,mensageiro,mandadeiro,pegureiro,vaqueiro,guardador de gado,peão,caseiro,eunuco = semíviro;conclavista,mordomo,castelão,senescal,vedor,camarista,camareiro,tesserário,secretário,assistente,amanuense,escriturário,auxiliar,agente;repostaria,criada,serva,ancila,paqueta,sopeira (fam.),servilheta,confidente,dama d’honor,cuvilheira,ama nutriz,mucama,macuma,aia,retreta (da rainha),ráscoa,moça,ama de leite,criadeira,bonne,cozinheira,fregona,cordon bleu,açafate,cufaia,veleira (de freira),femme de chambre,fille de chambre,Cinderela;copeiro,escanção,cocheiro;escravo,mancípio (ant.),negro,preto,cativo,ilota,anagnoste,cursor,servo da gleba = adscriptus glebæ,recativo,acontiado,tricliniário,meia-cara,orcino,odalisca,sultana,escrava,tangalheira,carptor,vilão,leigo,pensionário,pensionista,anteâmbulo,parasita;valido,protegido,pupila,menor,apaniguado,capanga,jagunço;libré,escravidão.

Adjetivo

servil,serviçal,servidor,servicial,servo,estipendiário,soldadeiro,adstrito à gleba,mercenário,condutício,escudeirático.

Verbo

servir,prestar serviços como criado,desempenhar o mister de criado;estar à soldada,estar ao serviço de,estar às ordens de;depender de,comer o pão de,ser criado e subst.;cuidar de,tratar de,ter a seu cargo,apajear,escudeirar;alugar,assalariar,assoldadar,avençar,ajustar,subsidiar,estipendiar,ajornalar,engajar,trazer a soldo,pôr a servir,fazer as contas com,ter a serviço.

Advérbio

servilmente e adj.;à soldada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Moda

Substantivo

uso,vezo,maneira,estilo,tom,bom tom;fashion elite,escol,nata,high life,corte,o grande mundo,o mundo aristocrático,o mundo elegante,alta sociedade,high society;luxo (ostentação);loja de modas,maneiras,ademanes,educação (polidez);ar,porte;savoir faire,savoir vivre,urbanidade,ar distinto,distinção;polidez,elegância de maneiras;galhardia,garbo,aprumo,elegância,trinque,gentileza,nobreza de porte,airosidade,apuro,fidalguia,aristocracia;decoro,decência,conveniência,convencionalismo,convenções sociais,etiqueta,protocolo,formalismo,formalidade,rigorismo;observância rigorosa das leis da etiqueta,observância rigorosa da pragmática;costume,voga;modista,vestes;correção e esmero no trajar,figurino,trajos domingueiros;escravo da moda;árbitro da elegância;Petrônio,formalista,rigorista,janota;almofadinha,dândi,chibança,chibantismo,casquilho,paraltice,casquilhice,caquilharia,garridice,coquetismo,chiquismo,janotaria,janotice,janotismo,janotada,tafularia,peralvilhice,catitismo.

Adjetivo

elegante,distinto,cheio de distinção,gentil,aprimorado,esmerado,airoso,repuxado,vestido com elegância = bizarro,esquipado,chafalheiro,garrido,apilarado,puxadinho,casquilho,xibante,puxado,arreitado,janota,gamenho,trinques = liró = catita,sécio,lampeiro,candeia,taful,pintalegrete,proluxo,gaiteiro,espanéfico,tirado das canelas (pop.),aperaltado e v.;requintado,loução,louçainho,formalista,degagé,galante,alinhado,enfeitado;afidalgado,cavalheiresco,cortês;up-to-date,da última moda,de ponto em branco.

Verbo

estar na moda,estar fashion,es tar na beta,estar no gosto do dia,estar em voga,estar nos trinques;reinar,prevalecer,estar de ponto em branco,andar no requinte da moda,andar nas pontinhas,trajar com apuro,finfar;seguir a moda,acompanhar a moda,aceitar a moda;conformar-se com a moda;ir com a corrente;vestir-se com esmero,vestir-se com primor,vestir-se com elegância;pôr-se à moda,pôr-se à última moda;desfilar,espenicar-se,enfeitar-se,exibir bons vestuários,adornar-se,fazer um figurão,servir de modelo,galhardear trajes vistosos,andar no trinquete;deitar moda,criar moda,pôr em moda,dar a moda,encasquilhar-se,puxar-se,esmerar-se,janotar,luxar,embonecar-se,aperaltar-se,fragatear,tafular,enfeitar-se,pimponar,pimponear,chibar,chibantear,casquilhar,peraltear,andar no requinte da moda,andar como um taful,galear,adonisar-se,aperalvilhar-se,arrebitar-se.

Advérbio

elegantemente e adj.;no rigor da moda,na última moda,à moda,en grande tenue (ornamento);a caráter,por amor à moda,comme il faut,à guisa.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Nobreza

Substantivo

patriciado,aristocracia,fidalguia,condição,grandeza,preeminência,distinção,dignidade,hierarquia,optimacia,nome,sangue,euemia,sangue azul,berço,estirpe,régia estirpe,grã-finagem,linhagem,qualidade,condição social,classe,nata,flor,elite,high-life,high society,o grande mundo,alta sociedade,soçaite,o mundo aristocrático,corte,classe dos nobres,mundo elegante;alta nobreza,pequena nobreza;fidalgaria,limpeza de sangue,livro dos filhamentos,árvore genealógica,armorial,par,casa dos lordes,noblesse,fidalgo;fidalgo de nobre linhagem,fidalgo de alta linhagem;grande,fidalgarrão,fidalgote,nobre,aristocrata,patrício,socialite,socialaite,vip,os principais,otimates,primata,primate,magnata,graúdo,potentado,lorde,gentilhomem,alto personagem,fidalgo dos quatro costados,fidalgo de meia tigela,filho do sol e neto da lua,filho de algo,bichaço,cuba,homem de representação,cavalheiro,rico homem,rica dona,escudeiro,abencerragem,mylord,senhor,senhor feudal,par,emir,margrave,alcaide,xerife,barão,efêndi,cavalheirote,grande do Império,rei;palatino,príncipe,infante,duque,marquês,conde,visconde,barão,cortesão;homem do mundo,homem de quotiliquê (burl.);murzá (turco),princesa,begume,infanta,duquesa,grã-duquesa,marquesa,condessa,viscondessa,baronesa,nobiliarquia,nobiliário,nobiliarista,cortesã;homem de posição,homem de condição,homem de destaque,homem de sangue,homem de prol,dárnua (Japão),titular,personalidade,medalhão,dunga,jarrão,figurão,big shot,mandachuva,caciz (África) (homem influente);baronia,baronato,baronado,marquesado,viscondado,condado;(insígnias de nobreza): arminhos,brasão,escudo,pergaminho,diadema,cetro,púrpura,manto,palácio,régia,solar,castelo,mansão,alcácer,alcáçova.

Adjetivo

nobre,patrício,fidalgo,fidalgueiro,fidalgal,de nobre linhagem,de nobre estirpe,alte natus = de nascimento ilustre,de qualidade,de sangue,de sangue azul,bem nascido,dos quatro costados,arminhado,grado,gentil,importante,augusto,grande,distinto;palacego,palaciano,cortesão,aristocrático,senhoril,de progenie,respeitável (importante);senhoril,majestoso,majestático,principesco,seleto,escolhido,de alto coturno,de alta hierarquia,nobiliárquico,de gravata lavada,hierárquico,grão,grã,de generoso tronco,de boa raça,solarengo.

Verbo

ser nobre e adj.;ser gente,ser alguém,ter o foro de fidalgo da casa imperial;ter valimento,ter sangue azul,ter foros e privilégios de nobreza;ser de nascimento ilustre,nobilizar,nobilitar,afidalgar-se,aristocratizar-se,aprincesar-se,gradecer = tornar-se grado,enobrecer-se,nobilitar-se,dar-se ares de fidalgo,armoriar.

Advérbio

nobremente e adj.;do alto de sua grandeza,comme il faut,à guisa.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Carícias

Substantivo

carinho(s),faguice,careação,blandícia(s),bichinha-gata (pop.),arrulho,ternura,desvelo(s),brandura(s),amabilidade,amor,afago(s),cafuné,tagaté (fam.),nana,chamotim,atrativos,abafo,mimos,festas,festejos,paparicos,apaparicos,segredos,confidências,colóquios íntimos = oaristo,idílio,meiguice(s) = ilécebra(s),seduções,requebro,quindim,olhar ardente,provocação,devoção,quebro dos olhos,adoração,amplexo,abraço = chi-coração,aconchego,saudação,cumprimentos,vênia,tocarola (pop.),aperto de mão;beijo,beijoca,boquinha,chocho,ósculo,xeta,chupão (pop.),olhar amoroso,sorrisos,colóquios,namorados,dito de amor,palavras amigas,ditinho,fineza,gatimanhos = gestos de namorados,galantaria,palavras de mel,corte,galanice,galanteios,bichancros,amoricos,namoro;namorico,namoração,heroide,serenata,contemplação,filha,benzinho,amorzinho,coraçãozinho,ioiô,iaiá,meus olhos,meu bem,meu amor,zinho (sufixo que denota afeto): benzinho,amorzinho,etc.

Adjetivo

acariciador e v.;afagador,acariciativo,acariciador,blandicioso,caricioso,cariciativo,carinhoso,caloroso,terno,desvelado,melieiro,extremoso,atencioso,beijocador,beijoqueiro,afetuoso,conchegativo,animador,amoroso,afetuoso,meigo,delicado,cordial,meiguiceiro,paternal,fraternal,afável,sincero,enternecedor,doce,amável,mavioso,fagueiro,provocador,provocante,provocativo;solícito,obsequioso;lisonjeiro,lisonjeador.

Verbo

acariciar,afagar,mimar,amimar,amimalhar,mimosear;afagar com os olhos,acarinhar,aconchegar,ameigar,alisar,anediar,cofiar ou acofiar,rafiar (ant.),agasalhar,apanicar,granjear,apaparicar,aparar,adular,sorrir,fazer a corte,empapelar = tratar com mimo,embalar,festejar,fazer festas,cercar de atenções;remirar voluptuosamente,contemplar,acolher com agrado,cobrir de carícias;pegar na mão de;segurar no braço de,dar o braço a;passar a mão por cima de,trazer alguém no regaço,acalentar,encolar,fazer cafuné,ninar,nanar,enanar,abraçar,apertar,estreitar,cingir com os braços,recolher nos braços,estreitar ao seio,dar abraço;encostar a cabeça no ombro de;dar um tapinha (gentil) nas costas ou no ombro de;dar um selinho,cumprimentar com um selinho,cumprimentar com um (forte) abraço;abrir o coração a alguém,sobraçar-se com,beijar,beijocar,oscular,depor um beijo em;roubar um beijo;requestar,lisonjear,bajoujar,cortejar,galantear,facetear,rentear,fazer amor,requerer;fazer a corte,fazer frente a alguém,confessar-se a;namorar;rolar,rascar a asa,arrastar a asa a alguém,conversar (pop.),torrear,fazer seu pé de alferes a uma dama,chichisbear,rentar,damear,namoricar,namoriscar,tomar,gargarejos,cevar os olhos em,derriçar = graxear,dizer doçuras de amor,noivar,requebrar,arrulhar = dizer requebros,xavecar (gír.);cercar de atenções,cercar de mimos;tratar com carinho e desvelo,tratar como filho;sorrir-se para,segredar.

Advérbio

acariciadoramente e adj.;agasalhadamente,em atenção a,por amor de,namoradamente,em brandos afagos.

Provérbio

Interjeição

chi coração!.

Frase

Conjunção

Contraposição

Substantivo

oposição,antítese,antinomia,síncrise,contraste,polaridade,lado oposto,reverso,inverso,antípodas,polo norte,polo sul,contravertente,contracosta,contracorrente,sul e norte;oriente e ocidente.

Adjetivo

oposto,reverso,inverso,revesso,revezo,antagônico,contrário,antitético,antipodal,antipodiano,antipódico,conflitante,contraditório,subcontrário,fronteiro,diametralmente oposto,simétrico.

Verbo

contrapor-se,ser (oposto e adj.);contraverter,contrapor,contraditar,fazer simetria,opor-se,responder,defrontar,frontear,formar ângulo de 180°,fronteirar,contrastar,pôr em contraste,fazer contravertente.

Advérbio

opostamente e adj.;de encontro a,em direção oposta à de,diante de,defronte de,em frente de,em face de,face a face,barba a barba,vis à vis,cara a cara,de chapa,peito a peito,em cheio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.