Sua língua na Internet

 

(cor.re.dor)

[ô]

a.

1. Que corre, se desloca rapidamente; que sabe correr ou que é capaz de andar ou correr velozmente

2. Diz-se de quem participa de corrida (a pé, a cavalo, de carro, moto etc.)

3. Diz-se de cavalo de raça para corridas

4. Diz-se do osso da canela do boi

sm.

5. Aquele que corre, por entretenimento ou esporte

6. Cavalo de raça us. em corridas

7. Arq. Passagem relativamente estreita e comprida, dentro de casa ou edifício, que liga uma parte a outra, um cômodo a outro

8. P.ext. Qualquer caminho, estreito, comprido, coberto ou não, us. como passagem

9. Fig. Espaço, local, ger. adjacente a um centro de decisão, em que circulam pessoas ligadas àquelas que têm poder e onde se tecem comentários e divulgam boatos: Comenta-se, nos corredores do palácio, que o ministro será afastado. [Ger. us. no pl.]

10. Área urbana na qual se concentram atividades de determinado tipo, com possibilidade de circulação de pessoas entre os diversos locais (corredor cultural, corredor gastronômico)

11. Espaço potencial de passagem ou trânsito

12. Geog. Trecho esp. perigoso à navegação

13. Nas salinas, cada um dos caminhos divisórios entre os tabuleiros de sal

14. Geog. Trecho estreito na embocadura de um rio

15. SC Fenda em encosta rochosa

16. RS Anel us. para ajustar ou apertar a costura de arreios

17. RS Indivíduo que incita os animais em rinhas de galo

18. N.E. Cul. Osso da canela do boi rico em tutano e muito apreciado [As acp. subst. podem ser empr. tb. como adjetivas.]

[F.: correr + -dor]


Corredor cultural
1 Bras Área urbana onde se localizam vários centros ou eventos culturais, por isso alvo de interesse e estímulo especiais.


Corredor ecológico
1 Faixa de vegetação natural, ou seminatural, cria comunicação entre áreas naturais preservadas, suscitando o fluxo de genes, de plantas e de animais.


Corredor polonês
1 Estreita passagem entre duas fileiras paralelas formadas por pessoas a curta distância uma da outra, que batem (com as mãos ou com paus, chicotes etc.), de brincadeira ou como forma de castigo, em quem a atravessa.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Comprimento

Substantivo

compridão,compridez,vastidão,desenvolvimento,longueza (desus.),longura,longitude,cota,ordenada,dimensão longitudinal,extensão,distância,percurso,tamanho,sesquipedalidade;linha,barra,régua,listra,lista,listão,raio,diâmetro,corda,corredor,ladra = gulosa = cambo,garavato,vara,pértiga,varapau;alongamento,prolongamento,protraimento,tensão,extensão,estirão,estirada,esticada,lineamento,traço;(medidas de comprimento): linha,polegada = úncia,palmo,braça,braçada,vara,jarda,milha,metro,quilômetro,centímetro,milímetro,mícron,passo,légua,pé,côvado,estádio (ant.);(instrumentos para medir distâncias): telépodo,longípodo,dromômetro,hodômetro,taxímetro,celerímetro,teodolito,estádia,escala (medida),hodometria,longimetria.

Adjetivo

longo,longueiro,comprido,extenso,longitudinal,compridaço,esguio,grande,colossal,alongado e v.;teso,tenso,estendido,oblongo,oval,de beiço (légua);de palmo e meio,de língua e meia,sesquipedal,interminável,intérmino,hirto,sem fim,infindo,semipedal,teso e reteso,quilométrico;prolixo,difuso,profuso.

Verbo

ser (longo e adj.);ter muita extensão,alongar-se,espraiar-se,estender-se,desenrolar-se,desenvolver-se,encompridar-se,devolver-se,desenovelar-se,desenrodilhar-se,dar de si,desdobrar-se,rabejar,roçagar;tornar (comprido e adj.);acompridar,encompridar,alongar,estender,descompassar,estirar,esticar,atesar,entesar,retesar,espichar,prolongar,dilatar,protrair,repuxar,puxar,desencolher,interiçar.

Advérbio

longamente e adj.;no sentido do comprimento,no sentido longitudinal,ao comprido,de comprido,em comprido,em linha reta,tandem,em perspectiva,de ponta a ponta,de lés a lés,ao longo de,de norte a sul,por toda a extensão longitudinal,de longo a longo,de popa a proa,da cabeça aos pés,da coroa da cabeça à sola dos pés,do Amazonas ao Prata,de alto a baixo,do princípio ao fim.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Estreiteza

Substantivo

estreitura,aperto,apertura,tenuidade,exiguidade,angústia,pequenez,adelgaçamento,afinamento,atresia,estenose,delgadeza,linha,risca,veia,listra,tira,hastim;coirela,corredor,garganta,desfiladeiro;fineza,finura,pelhanca,badana,pelharancas,pelanga,muxiba,pelangana,debilidade,delicadeza de compleição,magreza,macilência,esqueleto,esqualidez,sombra,fantasma,magrizela,pelém,chochinha,choninha,alfenim,mirra,múmia,gafanhoto,madrigaz,pau de vassoura,varapau,palito,trinca-espinha,cadáver ambulante,carga de ossos,figo passado,carapau,verdizela,lagartixa,espinha,mananguera,carcaça,espinafre,trangola,caveira;sanco,pernil,contração,pescoço,cerviz,colo,cinta,cintura,petrina,istmo,estreito,canal,mancha,passo,funil,fosso,angustura,afunilamento,gargalo,coarctação,aperto,estreitamento,afilamento.

Adjetivo

estreito,fino,delgado,apertado,entrasgado,entalado,angusto,mimoso,tênue,afilado,grácil,capilar,esguio,assobiado,pontiagudo,filiforme,bicudo,cerviculado;magro,estítico,chupado,amoxamado,franzino,esquelético,seco,chué,acrídio,falto de tecido adiposo,magrete,mananguera,delicado,sumido,magrote,mirrado,aflautado,subalimentado,malcomido,malcriado (p. us.),amumiado,encovado,mirrado,descarnado,reduzido à última expressão,macilento,esquálido,desfeito,rabisseco,caveiroso,esgalgado,chacinado,esgaivotado,desnalgado,entrezilhado,vaporoso,faminto,esfomeado,esfaimado,macerado,emaciado,esburgado;chuchado das carochas,chuchado das bruxas;esgrouviado,encolhido,tábido,de carnes escassas,de poucas carnes,escanifrado,escanelado,pernilongo,galgaz.

Verbo

estreitar(-se),ser (estreito e adj.);afinar-se,afunilar-se,adelgaçar-se,tomar a forma cônica;tornar (estreito e adj.);estreitar,comprimir,apertar,premer,atarracar,acanhar,afilar,afusar,desengrossar,afunilar,engarrafar,estrangular,entalar,aflautar,mirrar.

Advérbio

estreitamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Abertura

Substantivo

franquia,franqueamento,rasgão,rasgadela,rasgadura,rutura ou rotura,permeabilidade,rasgo,brecha,falha;buraco,cavado,escavação,aberta,fresta,fenda,frincha,fisga,greta,rachadela,fieira,furo,forame,cova,rombo,arrombadela,perfuração = transfixão,rima,fissura,cissura,fundo (de agulha),encaixe,juntura,porosidade;sorvedouro,fojo,pego,voragem,bocejo,boqueada,oscitação,deiscência,vão,buco,festão,janela,fenestral,postigo,guichê,luneta,claraboia,lumieira;olho de boi,escotilhão,escotilha,gelosia,rótula,persiana;entrada,portela,portelo,pórtico,portal,porta,portinhola = risbordo (de navio),ombreira,portaló,porta-cocheira,portão,respiro,respiradouro,chupeta,chupadouro,orifício,óculo,nascedouro,ostíolo,portuchos;venta,boca,bocaça,bocarra,garganta,traqueia,tubeira,grameiras,goela,fauce,focinho,piloro,cóclea,pórtico,portada,porteira,poterna,cancela,gargalo,alçapão,arcada,passagem,passadiço,caminho,vereda,serviço,serventia,servidão,travessa,beco,tubo,canudo,bocal,cano,chaminé,mina,canal,canalículo,broca,escatel,repuxo,torneira,funil,meato,ducto,infundíbulo,túnel,poço,cisterna,oviduto;fístula,ferida,incisão,cirurgia,colostomia,traqueostomia,laparoscopia,bisturi;galeria,corredor,aleia,avenida,clareira,enseio,túnel;calibre,ilhó,portucha,botoeira,poro,peneira,crivo,criva,ralo,joeira,malha,micrópilo,boquelha,hiato,penetração,trepanação,terebração,empalação,acupuntura,punção,trado (instrumento perfurador).

Adjetivo

aberto,escancarado e v.;aberto de par em par,invedável,invedado,ventilado,profundo,fenestrado,esburacado,hiulco,hiante,oriforme;entreaberto,oscitante,patente,franqueado,multívio,pátulo,bipatente,dístomo,bucal,bucelário,tubular,canular,fistulado,enfistulado,fistuloso,fenestral,transitável,pérvio,desimpedido,acessível;desabrigado,descampado,escampo,escampado,permeável,poroso,ilimitado,incircunscrito,fendido,roto,crivado,enfrestado,frestado,esburacado,milfurado,furaminoso,enfunilado,afunilado,infundiliforme,vascular,esponjoso,poroso,clástico,folicular,cribiforme,faviforme,vesicular,vesiculoso.

Verbo

abrir,estar (aberto e adj.);desabotoar,desabrochar,desacolchetar,escancarar,desimpedir,fenestrar,franquear,entreabrir,soabrir,tornar franco,rasgar,perfurar,esviscerar,descerrar,ventilar,arejar,desasselar,deslacrar,deschancelar,desfechar,descancelar,abrir caminho,desbravar,romper,arreganhar,bocejar,oscitar,boquejar;furar,perfurar,cavar,escavar,escarvar,picar,penetrar,terebrar,empalar,transfixar,puncionar,punçar,espetar,trepanar,lancear,lancetar,apunhalar,esfaquear,escalpelar,escalpelizar,anavalhar,traspassar,atravessar,assovelar,sovelar,tradear,verrumar,enfiar,brocar,broquear,crivar,desenrolhar,desrolhar,desarrolhar,destapar,destampar,destoldar,descobrir,desabafar,afunilar,enfunilar,acanutar,encanudar,desbatocar,desentupir,desobstruir,minar,espichar,esgarçar,arrombar,abrir a passagem por,dar serventia,descercar,dessitiar,desbloquear,levantar o cerco.

Advérbio

abertamente e adj.

Provérbio

Interjeição

abre-te Sésamo!.

Frase

Conjunção

Passadouro

Substantivo

forma,maneira,método,meio,modo,jeito,som,guisa,processo,sistema,norma,rumo,praxe,hábito,modus operandi,linha de conduta;via,viação,guia (ant.),trânsito,caminho,trilho,vereda,passagem,corte,desfiladeiro;servidão,arcobotante,trilha,senda,atalho,carreiro,carreirão,atravessadouro,estrada,autoestrada,rodovia,atalho,rota,trajeto,trajetória,órbita,pista,listão,lista,lustrão,esteira,carril,ândito,avenida,rua,ruela,travessa,beco,viela,dromo (ant.),alameda,aleia,bulevar;degraus,escada,escadaria,escadório;escada rolante,elevador,ascensor;rampa,corredor,galeria,ponte,viaduto,elevado,pontão,ponte levadiça,minhoteira,prancha,coxia,ponte de barcas,ponte pênsil,ponte volante,pinguela,alpondras,pondras,poldras,passadeiras,desfiladeiro,vau,barca,túnel,canudo,ramal;porta,portão,canal,estreito,passadiço,passagem,artéria,caleja,quelha,talinheira,congosta,calhe,azinhaga,rodeiro,carreiro,estrada real,estrada coimbrã,rodovia,autopista,alfazar,estrada de rodagem,estrada de ferro,via férrea,ferrovia,berma,caminho batido,caminho trilhado,travessio,carreiro de formigas,passeio,calçada,trâmite,trottoir,variante,desvio = semideiro,atalho,picada,caminho vicinal;caminho de cabras,de pé posto;carreteira,patinheiro,releixo,canal;rua.

Adjetivo

multívio,vicinal.

Verbo

Advérbio

como? de que maneira? por que modo? quão assim,desta maneira,segundo esta moda,de um ou outro modo;via,in transitu;de passagem,em trânsito,a caminho de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção