Sua língua na Internet

 
s. f. || (fort. ant.) caminho estreito entre a linha inferior da muralha e o fosso; releixo, sapata. || (Fort. mar.) Diminuição de grossura entre a magistral (coroamento da escarpa) e o pé do talude exterior do parapeito. || Caminho que se deixa entre um molhe e a borda de um canal ou de um fosso. || Faixa pouco larga, numa estrada, entre a linha limite da parte empedrada e a valeta. F. al., pelo fr. Berme.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Base

Substantivo

alicerce,fundo,fundamento,pedra angular,lastro,apoio,assento,embasamento (de coluna),encaixe,plinto,mísula,soco,pedestal,represa = peanha,chapim,acropódio (suporte),substrutura,substratum,supedâneo,estrado = taburno,bocel,toro,chão,solo,piso = pavimento,andar,pavimento,berma,sapata,repisa,cabouco,tapete,rés do chão,tabulado,soalho,porão,nadir,pé,planta;chanca,pata,sola,soleta,tornozelo,apófise,basificação,radícula,rodapisa,fralda,falda,aba,raiz,sobpé,sobcoxa,apófige,sopé,pedra fundamental.

Adjetivo

básico,basilar,nadiral,radicular,o mais baixo,ínfimo,essencial,fundamental;fundado,apoiado,estribado,alicerçado em.

Verbo

basear,basificar,firmar,estabelecer as bases de,assentar,alicerçar,fundamentar,sopear,calcar,librar.

Advérbio

ao socairo,no sopé.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Interjacência

Substantivo

intercorrência,interposição,intervenção,interferência,penetração,insinuação,partimento,divisão,intercalação,interpolação,inserção,entrelinha,interlinea,entremeio,entrepano,divisória,embolismo,entretimento,cunha,entrecasca = samo;intervenção,intrusão,infiltração,invasão (inserção),mesóclise,sínoclise,tmese,sinoclítica;intermédio,intermediário,intervenideira,interventor,interposto,mediador,medianeiro;entremetido,intrometido,intrometidiço,intruso,enxerido,intrujão,metediço,metido,tampão,parêntese,episódio,aparte,corpo estranho,diafragma,septo,mesolóbulo,mesocarpo,mesomeria,parede e meia,berma,releixo,camalhão,mesopotâmia.

Adjetivo

entremédio,entremeio,intercorrente,interposto,intermediário,intercalar,intersticial,intercontinental,intermontano,interoceânico,bimar,entretrópico,intertropical,tropical,entremontano,interlinear,intercolunar,interocular,intermaxilar,intermuscular,interlobular,intercepto,interclavicular,sublinear,episódico,bimarginado,interposto,mediterrâneo,interior,interno,mesopotâmico,embolismal,embolísmico,bissexto,bissêxtil,interestadual,mesclítico,sinoclítico,apertado,comprimido,mesocárpico,mesocarpial.

Verbo

jazer entre,nadar,surgir entre,interpor-se,intervir,mediar,interferir,introduzir-se,avançar por entre,colear,penetrar,insinuar-se,imiscuir-se,enxerir-se,caber entre,infiltrar-se,atravessar,estar de permeio,permear;meter-se em meio,meter-se de permeio;interromper,intrometer-se,enfiar o nariz em (atividade),entremeter-se;separar,dividir,intervalar,intermediar,intermeter,interpor,pôr entre,enxertar-se,inserir,implantar-se,interserir,intercalar,interpolar,entressachar,entremear,rajar,lardear,emalhetar,entrecortar,encaixar,malhetar,embutir,cunhar,entroncar.

Advérbio

entremeadamente e adj.;de permeio,entre,em meio de,obiter dictum.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Passadouro

Substantivo

forma,maneira,método,meio,modo,jeito,som,guisa,processo,sistema,norma,rumo,praxe,hábito,modus operandi,linha de conduta;via,viação,guia (ant.),trânsito,caminho,trilho,vereda,passagem,corte,desfiladeiro;servidão,arcobotante,trilha,senda,atalho,carreiro,carreirão,atravessadouro,estrada,autoestrada,rodovia,atalho,rota,trajeto,trajetória,órbita,pista,listão,lista,lustrão,esteira,carril,ândito,avenida,rua,ruela,travessa,beco,viela,dromo (ant.),alameda,aleia,bulevar;degraus,escada,escadaria,escadório;escada rolante,elevador,ascensor;rampa,corredor,galeria,ponte,viaduto,elevado,pontão,ponte levadiça,minhoteira,prancha,coxia,ponte de barcas,ponte pênsil,ponte volante,pinguela,alpondras,pondras,poldras,passadeiras,desfiladeiro,vau,barca,túnel,canudo,ramal;porta,portão,canal,estreito,passadiço,passagem,artéria,caleja,quelha,talinheira,congosta,calhe,azinhaga,rodeiro,carreiro,estrada real,estrada coimbrã,rodovia,autopista,alfazar,estrada de rodagem,estrada de ferro,via férrea,ferrovia,berma,caminho batido,caminho trilhado,travessio,carreiro de formigas,passeio,calçada,trâmite,trottoir,variante,desvio = semideiro,atalho,picada,caminho vicinal;caminho de cabras,de pé posto;carreteira,patinheiro,releixo,canal;rua.

Adjetivo

multívio,vicinal.

Verbo

Advérbio

como? de que maneira? por que modo? quão assim,desta maneira,segundo esta moda,de um ou outro modo;via,in transitu;de passagem,em trânsito,a caminho de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção